ONG Pró Rio Manhuaçu busca implantação de sistema de alerta contra enchentes
Entidade também luta pela criação de um parque com reflorestamento de áreas degradadas
Conscientizar a população sobre a importância da preservação, evitando a degradação é um dos objetivos da ONG Pro Rio Manhuaçu como forma de combater sua poluição e minimizar as enchentes. A entidade atua na busca e implementação de projetos que colaborem com o desenvolvimento sustentável, sem riscos para a comunidade, como reflorestamento de áreas e implantação de um sistema de alerta contra enchentes.
Criada em 2003 com o objetivo de buscar soluções para evitar as inundações provocadas pelas cheias do Rio Manhuaçu, que tantos estragos e prejuízos provocam, a Organização Não Governamental – ONG Pró Rio Manhuaçu, com o passar do tempo ampliou sua área de atuação.
A entidade hoje luta também pela preservação de nascentes, reflorestamento de áreas degradadas e na conscientização das pessoas sobre o uso consciente dos recursos e destinação correta do lixo.
Com nova diretoria, liderada por Keller Filgueiras como secretário executivo, que assumiu os trabalhos no último mês, a ONG quer fortalecer a recuperação de áreas com o plantio de mudas. O trabalho começou em uma ára entre os bairros Alfa Sul e São Francisco e agora prossegue na Reserva Particular do Patrimônio Natural Irmã Sheila, entre os bairros São Jorge e Cidade Nova, onde há um grande projeto para criação de um parque para visitação e pistas de caminhada.
O problema relacionado ao Rio Manhuaçu e as constantes inundações também está no foco da nova diretoria da ONG Pró Rio Manhuaçu. Keller Filgueiras destaca a proposta de implantação de um Sistema de Alertas e Contingenciamento de Enchentes, que pode ocorrer ainda este ano.
De acordo com o projeto, pluviômetros seriam instalados em Luisburgo e São João do Manhuaçu, onde nascem os rios Manhuaçu e São Luiz e ainda réguas de medição em vários pontos na cidade de Manhuaçu. Os equipamentos vão possibilitar o acompanhamento do nível das chuvas e calculando a possibilidade de elevação do nível do rio em um espaço de tempo suficiente para evacuação, caso necessário.
Texto: Júlio Oliveira