A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga o primeiro caso suspeito de monkeypox, chamada varíola dos macacos, no Estado. O caso foi registrado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no último sábado (11/06).
O paciente, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, é um homem de 41 anos de idade, que residia em Araguari e foi hospitalizado no Uberlândia Medical Center (UMC), rede privada da cidade, vindo posteriormente a óbito. Entre os contatos próximos da vítima, ainda não há casos confirmados.
Nenhuma morte em decorrência da doença foi registrada no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o momento. Segundo a SES-MG, não há nenhum outro caso confirmado ou em investigação em Minas.
Enquanto isso, o Brasil tem mais um caso de varíola dos macacos diagnosticada. Na noite de domingo (12), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul notificou uma ocorrência de “caso importado” da doença.
O diagnóstico foi confirmado laboratorialmente, no domingo, pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo. Trata-se de um paciente residente em Porto Alegre, do sexo masculino, 51 anos, que viajou para Portugal, com retorno ao Brasil no dia 10 deste mês.
Casos no país
De acordo com o ministério, no momento, o Brasil registra três casos confirmados, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Estão em investigação seis casos suspeitos. Todos seguem isolados e em monitoramento.