Meio ambiente protegido: Iniciativa de proprietários rurais ajuda na preservação de nascentes em Manhuaçu
Em um mundo onde, cada vez mais, a busca é pelo lucro a qualquer custo, o aproveitamento de todos os espaços se tornou comum para privilegiar a produção.
Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no último domingo, dia 05 de junho, apresentou o tema definido pela Organização das Nações Unidas “Uma Só Terra”, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza.
Pensando nisso, nossa reportagem buscou um exemplo de sustentabilidade na região, visitando uma propriedade rural que investe na preservação de nascentes, como forma de garantir a produção e a vida. A preservação de nascentes é uma das lutas dos ambientalistas, para a manutenção dos cursos dágua, irrigação de terras e o abastecimento com água límpida da população.
Em Manhuaçu, algumas propriedades rurais dão o exemplo, com projetos simples, mas que garantem água para o consumo, irrigação das plantações e até para abastecer outras residências. É o caso de José Carlos Sampaio, proprietário do Sítio das Pedras, no Córrego Manhuaçuzinho, que investiu na proteção de uma nascente para garantir água para todas as suas necessidades.
A Emater, que acompanha alguns trabalhos de proteção das nascentes, ajuda também no desenvolvimento de outros trabalhos no local, ampliando a proteção do meio ambiente, como fossas sépticas e aquecedores solares. Para José Carlos, com o meio ambiente bem cuidado há sempre um retorno, além da beleza natural que um espaço pode proporcionar.
Repórter: Júlio Oliveira