Promotor aponta desafios para superar danos ao meio ambiente
No próximo domingo, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Preocupação no dia a dia atualmente, em virtude dos danos que vem sendo causados na natureza, que podem ocasionar problemas hoje e afetar as gerações futuras, o assunto é sempre amplamente debatido.
Este ano, o tema levantado pela Organização das Nações Unidas para debate nesse Dia Mundial do Meio Ambiente é “Uma Só Terra”, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza.
A reportagem do Tribuna do Leste e Rádios Manhuaçu AM e Nova FM procurou o Promotor de Justiça Pedro Henrique Sales Ribeiro, da Curadoria do Meio Ambiente, para abordar os principais problemas e as ações, que dependem do poder público e em grande parte também da colaboração da própria população.
Ele começou destacando a preocupação mundial com algumas definições da Organização das Nações Unidas. Na região, algumas das principais preocupações estão relacionadas ao Rio Manhuaçu e às queimadas.
Outra preocupação com o lixão, onde é depositado todo o lixo recolhido em Manhuaçu também foi levantada pelo promotor Pedro Henrique, que já esteve inclusive visitando o local em duas oportunidades. Ele acrescentou que campanhas de esclarecimentos, coleta reciclável e iniciativas populares ou de estabelecimentos comerciais podem ajudar na melhor destinação final de lixo.
Reportagem: Júlio Oliveira