A Associação Para Fibromialgicos e Doenças Correlacionadas (Zen Fibro) de Manhuaçu promoveu nesta quinta-feira, 12, atividades voltadas ao Dia Internacional de Conscientização da Fibromialgia. A campanha teve o objetivo de dar visibilidade a essa temática, conscientizar a população e divulgar informações sobre a doença.
O municipio também possui a a Lei Municipal 3.940/2019, que institui o Dia Municipal da Fibromialgia. A Lei prevê a realização de palestras, debates, aulas e seminários de discussão durante a comemoração da data. As empresas públicas, concessionárias de serviços públicos e empresas privadas serão obrigadas a dispensar, durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial aos portadores de Fibromialgia. Já as empresas que recebem pagamentos de contas e bancos deverão incluir os portadores da doença nas filas destinadas aos idosos, gestantes e deficientes. Será permitido que os portadores de Fibromialgia estacionem em vagas destinadas aos idosos, gestantes e deficientes. Os veículos devem estar devidamente identificados com adesivo municipal após comprovação médica.
Sobre a fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por dores musculares generalizadas e crônicas, que podem durar mais de três meses, sem apresentar, no entanto, evidências de inflamação nos locais doloridos.
Os sintomas são vários, sendo a dor difusa em músculos e articulações os mais evidentes, geralmente associados a outros, como fadiga, distúrbios do humor, dificuldades de concentração, depressão, ansiedade e alterações do sono. A fibromialgia também pode aparecer em pacientes que apresentam outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico, o que, muitas vezes, dificulta uma completa melhora dos pacientes.
Danilo Alves – Tribuna do Leste