Cinco novas ordens de início para obras incluídas no Provias, maior pacote de obras rodoviárias dos últimos dez anos, foram emitidas na terça-feira (10/5).
As autorizações foram assinadas pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato e pelo diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Robson Santana e determinam a execução de obras em diversas regiões de Minas. Com isso, as empresas já podem começar a mobilização de operários e máquinas para a realização dos serviços.
As ações de recuperação funcional estão previstas na MG-338, entre Ibertioga e o distrito de Campolide, na região das Vertentes; na LMG-633, entre o trevo para a MG-401 até o distrito de Mocambinho, na região Norte de Minas.
A zona da Mata foi contemplada com mais dois trechos: o primeiro na MGC-482, entre o entroncamento da MG-111, próximo à Carangola até Fervedouro e o outro na rodovia MG-111, trecho Manhumirim até o entroncamento com a BR-482, sentido Espera Feliz.
A região Metropolitana de Belo Horizonte também vai receber melhorias com as obras na MGC-262, trecho ponte sobre o Rio das Velhas até o entroncamento para a Avenida José Cândido da Silveira.
As cinco obras listadas representam um total de mais de 137 quilômetros a serem recuperados e se somam a outras 37 já em andamento, incluídas no pacote do Provias.
Mais avanços
Além das cinco autorizações emitidas para o Provias, o Governo de Minas determinou o início das obras de estabilização de talude de aterro no Km 33 e contenção e desvio de eixo em um bueiro no Km 15 da MG-030, no trecho que liga Belo Horizonte a Nova Lima, como parte do programa
Recupera Minas.
Além disso, também foi dada a ordem de início da complementação da construção de ponte sobre o rio Uberabinha, que após a conclusão terá 84 metros de comprimento, por 14,80 metros de largura, com investimento de R$ 4,5 milhões. A ponte faz parte do trecho que também vai ser concluído do contorno Sul de Uberlândia.
Provias
As ações do Provias se dividem em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.
As intervenções visam reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.
No total, serão 55 obras de recuperação funcional em 1.770 quilômetros da malha rodoviária e 44 empreendimentos pavimentações e construção de pontes, que somam cerca de 807 quilômetros.
Foto: Seinfra / Divulgação
Fonte: Agência Minas