Quem não aproveitar o prazo que termina nesta quarta (4) para regularizar o título de eleitor, além de não votar na eleição de outubro, pode ter outros problemas.
O eleitor que está com o título cancelado, por exemplo, se não regularizar a situação com pagamento de multa e justificativa, não poderá tirar passaporte ou carteira de identidade.
Insistir em não regularizar o título pode trazer consequências para o bolso, também. O eleitor não pdoerá fazer empréstimos na Caixa Econômica Federal, caixas de previdência social ou ter acesso a créditos mantidos pelo governo, além de autarquias e nas sociedades de economia mista.
Quem é funcionário público pode ter o salário suspenso. A regra também vale para quem trabalha em autarquias, fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado.
A pessoa com título irregular também fica impedida de participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias.
Com a documentação irregular, a pessoa também fica impedida de se inscrever em concursos ou provas para cargo ou função pública e, consequentemente, tomar posse.
Além disso, a eleitora ou o eleitor também não pode renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Acompanhe aqui todas as consequências para quem não regularizar o título de eleitor.
Fim do Prazo
Entre as pendências mais comuns com a Justiça Eleitoral estão estão o pagamento de multas relativas a ausências em eleições anteriores e eleitores que tiveram o título cancelado porque não votaram por três eleições seguidas.
O prazo também termina nesta quarta para procedimentos como solicitação da primeira via do título para quem vai votar pela primeira vez, transferência de domicílio eleitoral e mudanças de dados eleitorais como mudança de local de votação.
A regularização do título pode ser feita pela internet, pelo sistema Título Net. Clique aqui. para saber como regularizar seu título.
Pode ser necessário digitalizar ou tirar fotos de documentos como identidade, comprovante de residência, pagamento do débito com a Justiça Eleitoral e certificado de quitação do serviço militar.
Depois da checagem sobre sua situação eleitoral, o eleitor precisa reunir os dados que serão fornecidos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado correspondente. O procedimento é feito pela internet.
Fonte: Hoje em Dia/ Vanda Sampaio