O prazo para tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas Eleições 2022 vai até 4 de maio. As pessoas podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição (2 de outubro) e façam o documento até o fechamento do cadastro em maio. A Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas não deixem para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações.
Sem sair de casa
Tudo pode ser feito sem sair de casa, pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado. Basta acessar o Título Net e seguir as orientações. Não é preciso ir até um cartório eleitoral, pois a coleta das digitais está suspensa. Acesse a versão digital do documento no aplicativo e-Título, no celular ou tablet, pelo Google Play ou App Store.
Fake News
A Justiça Eleitoral está sempre alertando a população sobre a importância de buscar informações a respeito do processo eleitoral nos canais oficiais do TSE e dos TREs. Mais uma vez, esse alerta é necessário.
Um texto que está circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagem diz que eleitoras e eleitores que não cadastrarem a biometria até o dia 4 de maio não poderão votar em 2022, porque a biometria será obrigatória nas eleições deste ano. Essa mensagem é falsa. Nenhum eleitor será impedido de votar por não ter feito o cadastramento biométrico.
A coleta da biometria está suspensa em todo o Brasil, desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19. A medida foi determinada pela Resolução TSE nº 23.615/2020 e mantida pela Resolução TSE nº 23.667/2021. Não há previsão de que o recadastramento biométrico seja retomado.
Fonte: TRE/MG