A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, por intermédio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) e Referência Técnica em Saúde Mental, realizou no dia 29 de março na cidade de Manhuaçu, a 20ª reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental.
Essa é a segunda reunião de Colegiado de Saúde Mental no ano de 2022, primeira presencial desde o retorno seguro das atividades diante do cenário de pandemia e contou com a participação de gestores, referências técnicas e profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) das microrregiões de saúde de Carangola e Manhuaçu.
A secretária de Saúde de Manhuaçu, Ana Ligia de Assis Garcia, abriu a reunião destacando a importância da construção coletiva para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e do SUS. “Estamos trabalhando para fazer o melhor não somente para Manhuaçu, mas para toda região. Essa construção coletiva fortalece as ações em saúde e nos ajuda a romper desafios e implementar ações”, disse a secretária.
A referência em Saúde Mental da SRS Manhuaçu, Marcos Alexandre de Faria Moreira, explicou que o município de Manhuaçu preparou um encontro de saúde mental e a equipe da SRS aproveitou a oportunidade para realizar a reunião de colegiado em conjunto.
“Estávamos ansiosos por esse encontro presencial, tivemos a ideia de realizar um evento só. A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu abraçou a ideia e hoje estamos aqui em um momento de articulação e apresentação dos serviços e do mapa de oferta de saúde mental em nosso território, bem como os desafios e correções a serem executadas pelos municípios nesse cenário de ampliação da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) com alinhamentos do Serviço Hospitalar de Referência”, explicou Marcos Alexandre.
Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental
O Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental é um espaço aberto à participação social nas ações desenvolvidas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Podem participar servidores e representantes da sociedade civil. O encontro do Colegiado ocorre seis vezes ao ano e tem a finalidade de propor iniciativas e ações de gestão da RAPS para fortalecer a Política de Saúde Mental do Estado de Minas Gerais, com análise criteriosa da rede e os diversos atores envolvidos como municípios, unidades de saúde, sociedade civil e profissionais de saúde.
“Entendemos a importância de discutirmos a saúde mental para o fortalecimento e qualificação dos profissionais que atuam na assistência às pessoas que necessitam de tratamentos e cuidados específicos em saúde mental, no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Na SRS Manhuaçu a Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), por meio do Núcleo de Saúde Mental oferecem todas as orientações técnicas aos municípios, que são os responsáveis pelos serviços públicos de saúde que prestam assistência especializada em saúde mental aos usuários do SUS”, detalhou Juliano Estanislau Lacerda, superintendente regional de Saúde de Manhuaçu.
Texto e Fotos: Antonio Rodrigues / ASCOM – SRS MANHUAÇU