SRS Manhuaçu participa de reunião que apresentou fluxo de pacientes após a implantação da Rede de Urgência e Emergência
A reunião aconteceu no auditório da Escola Municipal São Vicente de Paula - CAIC em Manhuaçu e o objetivo foi esclarecer aos presidentes de associações de moradores as principais alterações no atendimento às urgências e emergências no município e região.
O Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma) realizou, no domingo (6/2), reunião com representantes do Hospital César Leite (HCL), da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu e da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu. O objetivo foi conhecer o novo fluxo assistencial com a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Manhuaçu e região, bem como a nova configuração de atendimento que funcionará após a implantação da Rede de Urgência e Emergência na macrorregião Leste do Sul.
O superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, parabenizou a iniciativa do Coamma e explicou aos presentes todo processo percorrido para o fortalecimento da rede assistencial. “Nesse momento é muito importante que a população saiba que muito mais que a implantação do Samu, estamos trabalhando no território a construção e implantação da Rede de Urgência e Emergência da macrorregião Leste do Sul”, pontuou.
“Todas as etapas de construção da nossa Rede de Atendimento às Urgências e Emergência contaram com a participação ativa dos gestores de saúde e das instituições hospitalares do território. Tenho a inteira convicção de que rapidamente a nossa população irá perceber as melhorias no acesso e na qualidade da assistência. A nova política Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Valora Minas) ampliou os recursos financeiros e capacitou nossos hospitais a atender todas as linhas de cuidado, e os pacientes serão encaminhados a hospitais que sejam adequadas às suas necessidades”, finalizou o superintendente.
A previsão, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, é que ainda no mês de fevereiro o Hospital Municipal (antiga UPA) deixará de atender no formato atual e será integrado ao Hospital César Leite, que será responsável pelo atendimento de urgências e emergências do município e região. No local funcionará o Pronto Atendimento Regional de Urgência e Emergência do HCL.
Texto e Foto : Antonio Rodrigues / ASCOM SRS Manhuaçu