DestaquePolitica

Cadastro biométrico de eleitores continua suspenso e não será obrigatório nas eleições deste ano

Uma mensagem falsa tem circulado nas redes sociais e nos aplicativos de conversa afirmando que os eleitores que não cadastrarem a biometria até 4 de maio não poderão votar em 2022. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o registro biométrico não será obrigatório este ano e, portanto, nenhuma pessoa será impedida de votar.

A coleta da biometria está suspensa no país desde março de 2020, devido à pandemia da Covid-19. Ainda não há previsão para a retomada do recadastramento eleitoral.

Em Minas, 259 cidades já fizeram o registro das digitais dos eleitores. Nesses locais, as pessoas que não compareceram ao processo de revisão biométrica terão que procurar a Justiça Eleitoral para solicitar a regularização do título de eleitor. Em Belo Horizonte, o recadastramento já foi iniciado, mas ainda não é obrigatório.

De acordo com o TRE-MG, o prazo de 4 de maio, que consta no texto que tem circulado nas redes sociais, é chamado de fechamento de cadastro. Porém, ele é válido apenas para solicitar o alistamento eleitoral, a transferência, a atualização ou a regularização do título de eleitor.

Fonte: Hoje em Dia

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo