Com a implantação do SAMU em Manhuaçu, bem como em outras cidades, o Hospital Cesar Leite amplia sua atuação, passa a ser porta de entrada para urgência e emergência. Essa situação já foi repassada aos 23 municípios da microrregião de Manhuaçu, que participaram de uma reunião no último dia 11/01, com o objetivo de ficarem cientes, estruturarem para atendimento de casos considerados mais simples e, assim, assumirem a responsabilidade no atendimento a pacientes de seus respectivos municípios.
A mudança está marcada para iniciar no próximo dia 21 de fevereiro.
O atendimento ambulatorial (dor de barriga, febre, diarreia e casos menos graves) ficará sob a responsabilidade do Pronto Atendimento Municipal, que vai funcionar anexo à Secretaria Municipal de Saúde (antigo SUS).
De acordo com o provedor do HCL, Sebastião Onofre de Carvalho, toda mudança gera desconforto, preocupação e desgaste. Ele ressalta que, os municípios precisam estabelecer a parceria para o custeio dos novos serviços, além de colocarem à disposição da população o atendimento primário, sobretudo casos menos graves, que podem ser atendidos em cada município. Para o HCL somente situação grave, pois agora com a urgência e emergência a demanda notadamente irá aumentar.
A direção do Hospital Cesar Leite começa a trabalhar na divulgação de como será feito o atendimento de urgência e emergência, a partir do dia 21 de fevereiro.