CidadeDestaqueSaúde

Secretária de Saúde fala sobre aumento de casos da Covid-19 no município

Desde o início do mês de janeiro tem se percebido um aumento no número de casos de Covid-19 em Manhuaçu. Dados da Vigilância Epidemiológica revelam que foram registrados 469 casos positivos da doença durante o último mês, gerando uma alta demanda de atendimentos na UAR.

A Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia, destaca que já havia projeções feitas pela Secretaria de Estado de Saúde e que mesmo tendo preparado a equipe para isso, o sistema de saúde não suporta um fluxo tão grande de atendimentos. “Só ontem nós tivemos 303 atendimentos na Unidade de Apoio Respiratório. Apesar de nós termos aumentado o número de médicos da equipe, a rede não suporta esse número imenso de pessoas vindo procurar, então nós pedimos à população que tenha paciência”.

A Coordenadora da UAR e médica responsável, Márcia Giovane Rodrigues da Silva, fala que a equipe tem se empenhado para atender a população da melhor forma. “Temos dois médicos trabalhando 24 horas por dia na UAR. Há momentos em que nós temos três médicos trabalhando ao mesmo tempo. A gente tá tendo um número muito alto de pacientes positivos para Covid, isso tem nos deixado muito preocupados, ontem nós tivemos mais de 300 atendimentos no dia, isso é um fluxo muito grande o que tem sido difícil não só para quem está aguardando atendimento, mas também para a equipe toda que está trabalhando para poder atender a população da melhor forma possível”.

Devido a alta demanda por atendimentos foi necessário colocar tendas e cadeiras do lado de fora da unidade, como explica a Dra. Márcia Giovane. “Logo que começaram as chuvas e por conta desse volume maior de atendimentos, eu pedi que elas fossem colocadas na área externa. Porque dentro da unidade realmente é complicado, pois é uma área de risco por conta da Covid, então não podemos deixar muitas pessoas dentro da unidade. Nós temos vários leitos ocupados, temos que restringir a questão da entrada de pessoas e essas tendas elas estão do lado externo, justamente para poder tentar minimizar esse desconforto de ter que ficar aguardando”.

A Secretária ainda destaca que se vacinar contra a Covid-19 e completar o esquema vacinal é primordial para evitar a gravidade da doença. “A vacinação é super importante. Nós temos pessoas aí que estão com medo de uma reação ou não tem procurado as unidades para vacinar, com isso temos percebido que as pessoas sem o esquema completo de vacinação, são as que têm tido mais complicações por conta da doença. Estamos voltando com as aulas e por isso é muito importante que os pais procurem as unidades de saúde para vacinar seus filhos e se vacinem. A equipe de saúde clama que vocês venham se vacinar. Mas mesmo vacinados o uso de máscara, o distanciamento e evitar grandes aglomerações também é fundamental, precisamos nos unir num grande esforço para barrar essa doença”, finaliza.

Danilo Alves – Com informações da SECOM

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo