DestaqueMeio AmbienteSaúde

Época de chuvas pode aumentar acidentes com animais peçonhentos

Na temporada de chuvas, os acidentes envolvendo animais peçonhentos são mais frequentes. Isso porque é nessa época do ano que eles saem em busca de lugares secos para se abrigar, aumentando assim a probabilidade de estarem presentes nas residências.

Na região Sudeste, este período coincide com o fim da primavera e início do verão. São meses em que há uma maior atividade dos animais e isso leva ao risco de acidentes. Destaco os casos envolvendo a lagarta Lonomia (de cor verde) como potencialmente graves, cuja incidência aumenta significativamente de novembro a março.

Prevenção

Os acidentes ocorrem tanto em jardins, quintais e plantações quanto no interior dos domicílios. As regiões do corpo mais atingidas são mãos, braços, pés e pernas. Por isso, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) consegue prevenir mais de 80% dos casos. Já para se evitar acidentes em casa, é importante usar telas nas pias e nos ralos e manter a limpeza de áreas externas, evitando o acúmulo de entulhos e proliferação de baratas e ratos, que servem de alimento para vários animais peçonhentos.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo