DestaqueGeralSegurança

Especialista alerta sobre riscos de instalação de antenas no telhado

O serviço de instalação de antena no telhado pode parecer uma atividade simples, mas sem alguns cuidados necessários, acidentes podem ocorrer. O Gerente de Construção e Manutenção da Energisa,Victor Rispoli alerta sobre os riscos de instalar antenas próximas à rede elétrica. “Boa parte dos acidentes elétricos que ocorrem com a comunidade são causados por objetos metálicos em proximidades com a rede elétrica. Vale destacar que não é preciso encostar o objeto metálico na rede elétrica para tomar choque. Apenas uma aproximação já é suficiente para que aconteça um acidente.”

Antes de instalar a antena, é preciso utilizar equipamento de segurança e verificar a distância mínima de dois metros da rede elétrica para evitar acidentes. O serviço deve sempre ser realizado um profissional habilitado para executar a atividade.

O Gerente de Construção e Manutenção destaca que é importante verificar a distância da rede elétrica antes de subir no telhado. “As pessoas devem se preocupar em observar a posição da rede elétrica, se está próxima ou não, antes de instalar a antena. São necessários dois metros de distância para realizar a instalação,” comenta Victor Rispoli.

Ainda segundo Victor, se alguém for vítima de choque elétrico dentro da residência, a orientação é não tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A pessoa deve desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora para que seja feito o desligamento da energia.

Outro cuidados que podem ser adotados para evitar acidentes:

– Não instale antenas durante o período chuvoso;
– Não encoste, nem aproxime objetos na rede elétrica, pois pode causar graves acidentes;
_ Não utilize materiais flexíveis na instalação, como bambus e canos (PVC, ferro, alumínio), pois há risco da perda de equilíbrio durante a instalação e consequente queda ou toque sobre a rede elétrica.

Camila de Souza 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo