Links falsos e aplicativos não oficiais estão espalhados pela internet. O Auxílio Brasil começou a ser pago neste mês de novembro e golpistas já estão se aproveitando para lançar aplicativos falsos na internet. Os aplicativos são utilizados como iscas para roubar dados de usuários ou oferecer propaganda e spam. Existem ao menos oito ferramentas digitais não oficiais disponíveis.
Nossa reportagem conversou com o Gestor do CadÚnico, Anderson Felipe que comenta sobre o assunto. “Qualquer link recebido é preciso duvidar. Ninguém consegue solicitar o benefício sozinho, somente comparecendo à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento.Todos os links enviados à população são oriundos de fake news, com o intuito de aplicar golpes. São estelionatários que querem retirar dinheiro de terceiros e roubar dados.”
Anderson Felipe ainda destaca que outra questão que vem ocorrendo: pessoas que não tem o perfil do programa, estão procurando a secretaria, esperando receber o Auxílio Brasil. “Estamos tendo muita procura de populares que não configuram o perfil do programa, e outros que nos procuram acreditando que o Auxílio Brasil é uma continuidade do Auxílio Emergencial. O Auxílio Brasil é um novo programa que substitui o Bolsa Família, porém, utiliza os mesmos critérios de adesão do antigo benefício.”
Camila de Souza