CidadeDestaqueSaúde

Secretária de Saúde fala sobre esquema vacinal em Manhuaçu

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 11, a Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, informou que nesta semana a Secretaria de Saúde de Manhuaçu recebeu o quantitativo de 5.000 doses da vacina da Pfizer, o que segundo a Secretária, será necessário um empenho da equipe de vacinação e da população. “Estamos com esse grande desafio, que é imunizar mais de 5 mil pessoas e assim acelerar o processo. Pedimos que a população vá até os postos de saúde e tome a sua segunda dose ou que tome a sua primeira dose, caso ainda não tenha se vacinado”.

A Secretária ainda fala que a mudança no prazo para a aplicação da terceira dose também vai ajudar neste desafio. “Tivemos uma novidade hoje que vai nos ajudar neste processo, que é a diminuição do prazo para a terceira dose. Antes eram seis meses após a segunda dose e agora são cinco meses a partir da data da segunda dose. Você que é profissional de saúde ou idoso acima de 60 anos e tomou a segunda em junho ou você que é imunossuprimido e tomou a segunda dose há 28 dias, pode procurar uma unidade de saúde e receber a sua terceira dose”, destaca Ana Lígia.

Reforço em equipes

Na mesma entrevista a Secretária anunciou um reforço nas equipes de vacinação em três pontos estratégicos. “Estamos reforçando a equipe de vacinação em três pontos de vacinação, que são nas Unidades de Saúde do São Vicente e Ponte da Aldeia e também no Auditório do SUS. Esse reforço é para agilizar a vacinação e não prejudicar o atendimento destas unidades”.

Repescagem

Neste sábado, 13, haverá uma ação de repescagem da vacinação na sede da Prefeitura de Manhuaçu, no centro da cidade, para quem ainda não tomou a primeira dose e para quem já está na hora ou atrasado com a segunda ou terceira dose. “Nós iremos fazer esta ação para você que não teve tempo de ir até um posto de saúde durante a semana por conta do trabalho ou por algum outro motivo. Estaremos na prefeitura neste sábado (13), das 8 às 15 horas, vacinando com a primeira dose pessoas acima de 12 anos e principalmente as gestantes. Com a segunda dose da Pfizer aqueles que tomaram a primeira em setembro, da Astrazeneca para aqueles que tomaram a primeira em agosto e com a Coronavac para quem tomou a primeira em outubro. Estaremos também aplicando a terceira dose em profissionais de saúde e idosos que foram vacinados com a segunda dose em junho e imunossuprimidos vacinados até outubro. A população está toda convocada para vencermos este desafio e quem sabe até o final do ano estaremos com mais de 80% da população imunizada e sem usar máscaras”, finaliza Ana Lígia.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo