Problema histórico, cavalos soltos aparecem circulando pelas ruas de Manhuaçu
A Vigilância Ambiental de Manhuaçu é órgão responsável pelo recolhimento e cuidados com animais de pequeno e grande porte, em casos de transtornos, acidentes e maus tratos denunciados pela população.
A livre circulação de cavalos nas pistas pode causar graves acidentes de trânsito. Um perigo para motoristas, pedestres e para o próprio animal. Outra consequência é a sujeira nas ruas: os cavalos reviram as lixeiras e caçambas de lixo, rasgando os sacos e espalhando os detritos.
“Muitas vezes esses animais de grande porte que estão em diversas localidades de Manhuaçu e às margens da rodovia que corta a cidade são animais de pessoas que não possuem condições de possuir o animal – o que dirá dar um trato adequado a ele”, disse a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau.
O abandono é mais um problema: vários desses animais são encontrados amarrados a troncos de árvores, sem água e alimento. Também são vistos em praças e campinhos de futebol, aparentemente exaustos. O abandono ou maltrato de animais é crime previsto pela Lei Federal nº 14.064/20, valendo pena de até 5 anos para quem o cometer.
Danilo Alves – Tribuna do Leste