Alunos da Escola Estadual de Manhuaçu desenvolvem projeto social “Pratica Bem”
Ouça a entrevista completa abaixo
Os alunos do 3º ano do projeto “Educação de Jovens e Adultos” (EJA), da Escola Estadual de Manhuaçu (Ex-Polivalente) estão desenvolvendo o projeto social “Praticabem”. O trabalho faz parte da nova disciplina implantada no EJA, “A Disciplina, Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho” (DIM), para que as pessoas alcancem seus objetivos através da mudança de comportamento, gerando entusiasmo entre os alunos estimulando-os na produção de projetos futuros com base no novo conteúdo.
A professora Paula Baroni conta que “com a nova estrutura um horário semanal é reservado às aulas de DIM que é ministrada por três professores ao mesmo tempo”. Nas primeiras aulas oficiais de 2016, os estudantes esclareceram suas dúvidas sobre a novidade e deram o pontapé inicial para elaboração de projetos. Paula explica que, as aulas interdisciplinares proporcionadas pelo novo conteúdo curricular com a inclusão da nova disciplina, vêm apresentando resultados surpreendentes na comunidade escolar.Sendo assim, os alunos do 30 ano do EJA iniciaram o projeto social para arrecadar doações para instituições de Manhuaçu.
O aluno Marlúcio Teixeira de Souza conta que as doações serão repassadas ao Asilo São Vicente de Paulo e à DAREI. A partir desta quarta-feira, 26/10, as doações poderão ser feitas nos lugares definidos durante as duas semanas de duração da campanha. “Queremos que a campanha seja abraçada por cada pessoa, a fim de fazer a sua doação – agasalhos, brinquedos, material de higiene pessoal, fraldas para crianças e fraldas geriátricas e gêneros alimentícios -, para demonstrar sua solidariedade ao próximo”, detalha Marlúcio.
Entusiasmada com o projeto, a aluna Valnir Luzia diz que a ideia surgiu após as aulas e palestras motivadoras que mostraram como se deve escolher uma profissão para um futuro promissor. Ela detalha que por meio de um simples gesto é possível demonstrar solidariedade ao próximo. “Precisamos parar com o individualismo e unirmos nossas forças. Queremos contar com a participação de todos com as doações para o nosso projeto “Pratica Bem”, que irá ajudar tantas pessoas que necessitam. Temos também o apoio dos professores e diretores, Marinalva e Fabiano Alves Lomeu”, ressalta Valnir.
A professora Daniela Salazar salienta que a iniciativa dos alunos do 3º ano é algo surpreendente. De acordo com Daniela, além do conhecimento nas matérias de Biologia, Matemática, Física e Português, torna-se fundamental que se tenham a sensibilidade para defender uma coisa tão nobre como essa. “É um projeto idealizado por eles, que visa conhecer também o mundo exterior. O trabalho solidário por meio do projeto “Pratica Bem” será para todos os alunos algo extremamente relevante”, afirma a professora.
Os interessados em contribuir com as doações para o projeto podem procurar os postos de arrecadação instalados na Mercearia Bom Pastor, Corpo de Bombeiros, Colégio Polivalente e Elétrica Souza (Marão).
Eduardo Satil