Apesar de facilitar muito a vida, conduzir um veículo não é tarefa das mais fáceis. Não é à toa que o processo para obter a carteira de habilitação é tão complexo. Desde o teste psicotécnico até a prova prática, são várias as competências exigidas para conquistar a CNH. Porém, não são apenas estas avaliações que geram receio nas pessoas.
O medo de dirigir é um distúrbio psicológico tão comum que tem até nome técnico: amaxofobia. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 6% dos brasileiros são afetados pelo transtorno.
Um dos motivos relacionados às causas das fobias são traumas no passado ou experiências negativas como um objeto ou evento. Muitos pensamentos, emoções e os principais sentimentos são transferidos de pais para filhos também. Tais informações, positivas ou não, ficam no subconsciente até que serem despertadas por um gatilho emocional.
O psicólogo Mateus Coelho, em entrevista ao Jornal Tribuna do Leste, explica que este tipo de medo pode ser superado com algumas técnicas simples e exercícios de autoconfiança que, podem ajudar as pessoas perante os bloqueios e obstáculos gerado pelo medo e pela insegurança.
Camila de Souza