Há quatro meses a ponte sobre o Rio Alto Jequitibá, conhecida popularmente como “Ponte dos Gama”, vem recebendo reformas em sua estrutura que ficaram comprometidas na enchente de 2020. Desde maio deste ano, a construtora Ágil – vencedora da tomada de preços 049/2020 é a responsável pela execução das obras contratadas no valor de R$ 915 mil.
A intervenção consiste na melhoria da ponte em concreto que tem 38,30 metros de comprimento por dez metros de largura. O prazo de execução é de 120 dias consecutivos, contados a partir da ordem de início a ser dada pelo DER/MG, portanto, a previsão é que as obras sejam efetivadas no final deste mês, cabendo ao DER/MG as obras de recapeamento da ponte.
Com a conclusão das obras, a ligação pela MG-111 entre Reduto, Manhuaçu e Martins Soares, com Manhumirim e demais localidades mais próximas, deverá ser restabelecida para o tráfego de todo tipo de veículo.
Histórico
Em janeiro de 2020, as fortes chuvas que caíram na região provocaram a inundação do rio Jequitibá e as estruturas, pilares e vigas da ponte, ficaram abaladas. Técnicos do DER-MG, depois de avaliarem as condições da estrutura e por medida de segurança, limitaram o tráfego apenas a veículos leves.
Atualmente, o tráfego de veículos pesados é feito por meio de desvio, que aumenta em 19 quilômetros o percurso entre Manhumirim e Reduto. O trajeto é feito nos dois sentidos pela BR-262 até Martins Soares, depois acessar a MG-108.
Danilo Alves – Tribuna do Leste