Dando continuidade às celebrações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a APAE realizou nesta quarta-feira, 25, uma carreata para combater o preconceito contra a pessoa com deficiência.
A carreata passou pelas principais ruas de Manhuaçu e contou com a participação de assistidos da instituição e familiares.
A semana
Em 2021, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem acontecido entre os dias 21 e 28 de agosto e terá como tema a “Inclusão Digital e Participação Social na Pandemia”. Instituída pela Lei Federal nº 13.585 de 2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e a inclusão social de todos.
O tema apresentado pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (FEAPAES-MG) propõe uma reflexão sobre o papel da pessoa com deficiência na sociedade e seu acesso às tecnologias de interação social por meio das redes sociais, especialmente durante a pandemia de Covid-19, onde o distanciamento social físico se tornou uma medida essencial para a proteção da saúde de todos.
Entretanto, para a PCDIM (Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla), pode haver a necessidade de apoio para que essa participação no ambiente virtual seja possível e efetiva, seja por uma questão de compreensão da tecnologia de acesso ou mesmo do funcionamento do espaço virtual.
É nesse momento que as Apaes entram em ação com a proposta da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovendo ações de incentivo e oferecendo o apoio necessário para a inclusão da PCDIM no ambiente virtual, permitindo que ela se comunique, acesse informações e interaja com outras pessoas por meio das redes sociais.
Segundo o Presidente Charbel Felipe Silva, a Apae de Manhuaçu preparou uma programação que visa incentivar e apoiar a participação ativa da PCDIM nas redes sociais, abrindo espaço para que elas possam se manifestar e compartilhar suas experiências também no ambiente virtual. Dentre as ações, estão previstas participações e entrevistas nas redes sociais, carreata, inauguração da sala de informática e a transmissão de lives com a participação de usuários e funcionárias da associação, abordando temas diversos como pandemia, família, trabalho, socialização e entretenimento.