Nesta quarta-feira, 24, Manhuaçu teve o 1º caso confirmado da variante Delta do coronavírus. A notificação veio através da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu.
O paciente não saiu de Manhuaçu e região, portanto, a situação é considerada como uma transmissão comunitária – uma vez que não houve viagem para outras localidades. O paciente passa bem e apresenta sintomas levas da doença não houve piore nas ultimas 24 horas. Os sintomas da variante Delta são leves, mas sua capacidade de disseminação é maior do que a cepa normal da Covid-19.
As profissionais de saúde são unânimes em afirmar que a vacinação é fundamental para que a população enfrente a variante de forma mais amena e ocorra menos intercorrências, para que isso acontece é necessário que as pessoas tomem a segunda dose da vacina.
Os principais sintomas ocasionados pela variante delta são febre, dor de cabeça, coriza e dor de garganta. Foi identificado que infecções causadas pela cepa costumam ter menor ocorrência de tosse e perda de paladar e olfato. Isso, em comparação a outras variantes do coronavírus, pode levar o paciente a confundir com os sintomas de um resfriado comum.
Apresentando esses sintomas as pessoas devem procurar as unidades de saúde de Manhuaçu – ESF’s, UAR, Hospital Municipal – para que sejam feitos os testes necessários para ocorrência ou não da doença.
Danilo Alves – Tribuna do Leste