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Polícia Civil implanta sistemas de agendamento on-line e vistoria eletrônica em Ponte Nova e Região do Vale do Piranga

Teve início nesta segunda-feira, 16, a implantação da Vistoria Eletrônica para registro e transferência veículos a serem emplacados ou transferidos na Circunscrição de Trânsito – CIRETRAN – da Polícia Civil em Ponte Nova. A inovação faz parte das medidas de modernização dos serviços prestados pela instituição em Ponte Nova e Região. Em funcionamento em Belo Horizonte desde o segundo semestre de 2019, o Sistema de Vistoria Eletrônica do DETRAN-MG vem se mostrando uma ferramenta a mais para garantir transparência, segurança e rapidez nos processos de registros e transferências de veículos em Minas Gerais. O sistema já funciona em outras regiões de Minas Gerais.

“É mais uma ferramenta para otimização dos recursos humanos e materiais da Polícia Civil e busca da excelência na qualidade dos serviços prestados pela PCMG.  Com o novo sistema, legalizar um veículo adulterado ficará extremamente difícil.  O novo modelo de vistoria possibilita registro fotográfico de todas vistorias sofridas pelo veículo. É uma garantia para quem compra um veículo é também para quem vende, além de permitir maior controle do processo de registros de automotores pelo DETRAN-MG.  Iremos buscar expandir a nova metodologia às Comarcas de Rio Casca e Jequeri ainda em setembro. Ao total 16 cidades circunvizinhas serão atendidas”. Garante o Delegado Regional de Polícia em Ponte Nova, Carlos Roberto Souza da Silva.

Antes, para a identificação veicular era necessário extrair o decalque das marcações de chassi e motor com uso de papel e lápis. No processo eletrônico, a avaliação é feita por meio de um aplicativo de celular com controle de localização, onde o vistoriador inclui fotos e dados da identificação do veículo. As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato. O armazenamento das informações por meio digital permite que todo o processo de vistoria de identificação veicular seja monitorado e auditado. Com os laudos eletrônicos será possível identificar alterações nas principais características do veículo e verificar adulteração de quilometragem, de chassi e de motor, evitando fraudes e oferecendo mais segurança ao usuário sobre a procedência do veículo.

Agendamentos prévios

Atendimentos nas CIRETRANs da área Regional de Ponte Nova passarão a ser agendadas pelo site do DETRAN-MG. A medida visa garantir uma rotina rígida no atendimento ao usuário, estabelecendo uma fila de atendimento nos postos de vistoria. “Esse é mais um passo que estamos dando na transformação digital do governo. Além de automatizar processos no Detran, o sistema vai beneficiar principalmente o cidadão, que ganhará em agilidade e praticidade no momento em que precisar vistoriar seu veículo”, afirma Rodrigo Paiva, diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema.

Posteriormente, o novo sistema permitirá que o cidadão consulte, através da internet, os laudos de vistoria dos veículos de sua propriedade, proporcionando mais acessibilidade e transparência sobre as informações do serviço prestado. A Polícia Civil de Minas Gerais, juntamente com seus órgãos do DETRAN e Instituto de Identificação, é a segunda instituição do Estado em volume de serviços prestados ao mineiro e vem buscando soluções para ampliar, facilitar e dar mais qualidade ao atendimento prestado.

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