DestaqueSaúde

Médica alergista fala sobre tempo seco e dá dicas para amenizar os impactos em nosso corpo

O clima seco, caracterizado pela baixa umidade do ar, é muito comum nesta época do ano e provoca diversos prejuízos à saúde.

Quando a umidade no ar está reduzida, a produção de muco pelas mucosas também diminui. Isto deixa o nosso corpo mais suscetível ao ataque de agentes externos nocivos.

Vírus, bactérias, a fumaça liberada pelos veículos e indústrias, além da poeira são alguns dos agentes aos quais estamos expostos diariamente e com maior frequência quando somos acometidos por dias consecutivos sem chuva.

Apesar dos idosos e crianças serem os grupos mais susceptíveis aos acometimentos de problemas respiratórios, todas as faixas etárias estão vulneráveis a complicações durante o tempo seco.

As doenças com maior predomínio de exacerbações ocorrem em pacientes portadores de bronquite crônica, enfisema pulmonar e asma. Entre os problemas agudos de maior frequência estão as infecções virais como gripes e resfriados. Merece destaque também, as doenças resultantes de ações bacterianas como a sinusite, faringite e amigdalite e nos casos mais graves a pneumonia.

Camila de Souza

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo