DestaqueMeio AmbienteRadio AM710Radio FMSem categoria

Tragédia de Mariana e saneamento rural são temas de encontro em Caratinga

praca_cesario_alvim_e_catedral_de_sao_joao_batista_caratinga_mgEncontro, que reunirá representantes de CBHs de toda a Bacia do Rio Doce, também terá plantio de mudas para compensar produção de carbono gerada no evento

O 5º Encontro de Integração da Bacia do Rio Doce, que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro, terá como sede o município de Caratinga. Em 2016, o evento abordará questões como os reflexos e ações de mitigação realizadas no primeiro ano após o rompimento da barragem de Fundão; a importância do saneamento rural, aliado ao desenvolvimento de novas tecnologias e à mobilização popular; além da apresentação de casos de sucesso ligados à elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico e recuperação de nascentes. Ao final do encontro, será realizado o plantio de mudas, referentes ao Evento Carbono Zero.

Saneamento em destaque

O primeiro dia do encontro será marcado pela participação da docente da Universidade Federal de Minas Gerais, Uende Gomes, que falará sobre questões relacionadas ao saneamento rural. Para Ronevon Huebra, presidente do CBH-Caratinga, bacia que recepcionará a quinta edição do evento, é de extrema importância colocar em debate assuntos ligados ao saneamento, já que o Rio Doce é, segundo dados do IBGE, o 10º manancial mais poluído do Brasil. “Nesse contexto, a Bacia do Rio Caratinga dará uma importante contribuição ao Rio Doce, já que terá, em breve, uma Estação de Tratamento de Esgoto”, destacou.

Um ano da tragédia de Mariana

O rompimento da barragem de Fundão, localizada em Mariana, que completa um ano, será o destaque do segundo dia do 5º Encontro de Integração da Bacia do Rio Doce. Uma mesa composta por autoridades e especialistas colocará em debate os reflexos e avanços já alcançados para a recuperação do Rio Doce desde a tragédia ambiental, considerada a maior da história do país. Além disso, serão discutidos, em grupos de trabalho, temas ligados à ação dos Comitês de Bacia. “Teremos um momento de planejamento das ações dos CBHs com temas importantes como a Comunicação, a Educação Ambiental e o fortalecimento dos colegiados, que tem assumido um papel fundamental na sociedade, em especial na recuperação dos recursos hídricos”, destacou Huebra.

Compensando a emissão de Carbono

Para finalizar a quinta edição do evento, serão apresentadas iniciativas que visam amenizar a emissão de carbono: o Programa Pecuária Neutra e o Evento Carbono Zero (ECOz) – desenvolvido pelos Comitês da Bacia Hidrográfica dos rios Caratinga e Manhuaçu. “Queremos trabalhar de maneira sustentável, buscando uma forma de zerar esse carbono produzido durante nossas atividades. É uma ideia que vem sendo trabalhada em nossa região e esperamos influenciar também outras entidades da bacia”, disse Huebra. Uma visita técnica à obra da Estação de Tratamento de Esgoto de Caratinga fechará o encontro. O local também receberá o plantio de mudas a fim de compensar a produção de Carbono produzida no deslocamento dos membros para o evento.

Isabela Lobo
Assessoria de Imprensa

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo