Primavera com “cara” de verão eleva temperaturas em Manhuaçu e região
Pancadas de chuva previstas podem amenizar o desconforto
Manhuaçu e cidades da região estão vivendo mais um dia de forte calor, nessa sexta-feira, com temperaturas podendo chegar a 34 graus, de acordo com o site ClimaTempo.
Mesmo com chances de pancadas de chuva no fim da tarde e neste sábado, típicas de primavera, o calor é intenso no decorrer do dia.
Esse calor está sendo provocado por uma massa de ar quente que está sobre Minas Gerais, explica o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “A passagem de áreas de instabilidade em São Paulo e no Rio Grande do Sul e a aproximação com o estado provoca essa onda de calor”.
Hidratação
A hidratação do organismo é fundamental, principalmente nos dias mais quentes. Devido ao calor, o corpo elimina o suor, com o objetivo de manter a temperatura adequada do organismo. E com o suor, perde-se água e sais minerais, que são essenciais para o funcionamento do organismo.
Segundo a nutricionista Carolina Domingues de Pádua é muito comum que as pessoas acreditem que todo líquido é fonte de hidratação. “Refrigerantes e sucos industrializados não consideramos como recursos para hidratação, pois eles têm muito açúcar e conservantes. Por isso, possuem mais fontes de calorias, podendo, até mesmo, fazer o efeito contrário, ou seja, desidratar”, disse.
Pádua explica que outro erro que as pessoas cometem é sentir sede para depois ingerir líquidos. “Se ela está com sede isto já é um sinal de que o organismo está se desidratando. E também passar o dia todo sem consumir água e chegar ao final do dia e beber tudo de uma vez também não resolve”, disse.