Prefeito eleito de Ipatinga tem registro indeferido pelo TRE
A corte eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decidiu, por 4 votos a 2, pelo indeferimento do registro de candidatura do prefeito eleito de Ipatinga, Sebastião Quintão (PMDB). Cabe recurso. Caso a decisão seja mantida em instância superior, nova eleição deve ser marcada.
O ex-prefeito da cidade tornou-se inelegível por oito anos por abuso de poder econômico e político e captação ilícita de recursos de campanha (caixa 2) nas eleições de 2008, segundo entendimento do Tribunal. A contagem, segundo o TRE-MG, teve início em 5 de outubro de 2008. Portanto, a proibição seria válida até 5 de outubro deste ano. O primeiro turno caiu em 2 de outubro, ou seja três dias antes de encerrar o prazo da inelegibilidade.
Antes de iniciar o período eleitoral, o PT entrou com pedido de impugnação da candidatura de Quintão. A rivalidade entre Quintão e os Ferramenta é histórica. Dessa vez, a disputa se deu com Cecília Ferramente, esposa de Chico Ferramenta.
Com 54% dos votos válidos, Sebastião Quintão foi eleito prefeito de Ipatinga. A atual prefeita, Cecília Ferramenta (PT), ficou na segunda posição, com 15,6% dos votos.
Além de Ipatinga, depois do primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) verificou pendência no julgamento do processo de registro de candidaturas de prefeitos e vices em 27 municípios mineiros.