Nesta segunda-feira, 23, o Ministério Público convocou uma reunião para avaliar ações tomadas por Manhuaçu para evitar o avanço da covid-19, visto nos últimos dias. A reunião também tratou sobre a Black Friday e as vendas de Natal, que fazem aumentar o volume de pessoas transitando pelas ruas da cidade.
Participaram da reunião representantes do Ministério Público Estadual, Hospital César Leite, Superintendência Regional de Saúde, Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Manhuaçu.
De acordo com levantamentos da Superintendência Regional de Saúde, a macrorregião está na onda amarela, do Minas Consciente, porém, as microregiões de Manhuaçu e Carangola estão na onda vermelha. “Realizaremos um novo encontro na quarta-feira, envolvendo todos os gestores da saúde dos municípios que compõem a área da SRS/Manhuaçu, juntamente com a participação o Ministério Público Estadual, das comarcas dos respectivos municípios e nesse encontro estaremos tomando medidas preventivas mais abrangentes como forma de prevenção ao novo coronavirus e evitar que o comercio feche e comprometa ainda mais a economia”, explicou Juliano Estanislau, Diretor da SRS Manhuaçu.
Para o Promotor de Justiça, do MPE da Comarca de Manhuaçu, Dr. Reinaldo Pinto Lara, é preciso mobilizar as autoridades municipais para ações preventivas sejam intensificadas afim de evitar o fechamento do comércio e por outro lado, não comprometer a saúde da população. “Estamos mobilizando as autoridades para possamos orientar a população e comerciantes para que adotem os protocolos da saúde, tanto para os funcionários, quanto para os clientes para evitemos tomar medidas mais drásticas, pois se for necessário nós iremos tomar”, disse.
O Secretário Municipal de Fazenda Claudinei Domingos Lopes explicou que a princípio, fica valendo o que está definido no programa Minas Consciente, do Estado de Minas. “Neste primeiro momento não iremos fechar o comercio em Manhuaçu, mas adotaremos medidas de fiscalização mais rígidas, visando realmente fazer cumprir as determinações do Minas Consciente, agora, caso a região mude para onda vermelha, a história muda e o nosso objetivo é fazer com que todos os municípios da região se unam em prol da vida e não somente Manhuaçu que se sacrifique sozinho, enquanto em outras cidades da região as aglomerações continuam de forma desenfreada”, ressalta o Secretário.
A partir da próxima reunião e de acordo com a evolução dos números de infectados, novas medidas em conjunto serão tomadas.
SECCOM Prefeitura Municipal de Manhuaçu