Nesta quarta-feira, uma equipe da Defesa Civil Estadual esteve em Manhuaçu para vistoriar pontes que passaram por obras de reestruturação após as enchentes do início do ano.
Em março, o Ministério do Desenvolvimento Regional disponibilizou R$1 milhões e 200 mil reais para obras de revitalização em dez pontes danificadas, além da recuperação de guarda-corpos de pontes e passarelas na sede do município.
“O Governo de Minas Gerais, através da Defesa Civil Estadual, e dessa vez contando com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, estamos aqui em Manhuaçu e nos municípios das adjacências para verificar como está acontecendo a recuperação das pontes, que tiveram seus guarda-corpos levados e traz uma insegurança grande para a população. Então, temos verificado, as obras foram feitas, o município já está prestando contas com o Governo Federal, dentro do sistema que é próprio para isso”, explica Capitão Júnior, da Defesa Civil Estadual.
A visita também contou com entrega de materiais educativos e preventivos para o período chuvoso. “Nós também estamos adotando ações no Estado, de forma preventiva, para levar ao município uma maior proteção para a população. Nós trouxemos cartazes para serem pregados em locais de maior circulação de pessoas, que vão trazer dicas de autoproteção para a população, trouxemos também três rolos de lonas de 65kg para cobrir encostas daqueles locais que tem risco de deslizamentos, para que a população seja um pouco mais protegida. Também conversamos sobre a atualização do Plano de Contingência do município, que fala da responsabilidade de cada ente do município no momento do desastre, das forças de segurança, para que a população receba um serviço de maior qualidade. Também falamos sobre mapeamento de áreas de risco para que novas obras sejam evitadas, locais onde, durante uma chuva, seja melhor retirar as famílias em risco de deslizamentos ou nas regiões ribeirinhas, em casos de inundações, para que durante esse período chuvoso as atenções sejam voltadas para estes lugares, são planejamentos essenciais para que a população esteja mais protegida”, pontua.
A Defesa Civil Municipal também esteve presente durante as vistorias. “O município está aproveitando essa visita, essa vistoria, para poder prestar contas junto às Defesa Civil Estadual e Federal de todos os recursos que vieram para Manhuaçu na época da enchente. Aproveitamos para fazer uma preparação par ao período chuvoso, para a gente mitigar todos os problemas que possam vir a ocorrer nesse período que se aproxima”, é o que diz o engenheiro da Defesa Civil Municipal, Wilton Pécora.
Neste mês de outubro, Manhuaçu já teve algumas pancadas fortes de chuva que acenderam o alerta para determinadas zonas de risco, como é o caso do bairro Santa Terezinha, que teve dois prédios interditados após a queda de um talude. O engenheiro afirma que essas regiões estão sendo monitoradas. “Está sendo feito o monitoramento diário de alguns pontos, com os moradores, com engenheiros que já são responsáveis por aquelas áreas e temos feito esse acompanhamento para evitar danos maiores que possam vir a ocorrer por conta das chuvas”, encerra.
João Vitor Nunes