O Dia das Crianças é considerado uma das cinco datas mais importantes para as vendas do comércio no Brasil. Depois do resultado alcançado no ano passado, o melhor desde 2013, as expectativas dos empresários para este ano permanecem positivas.
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ) espera para este ano um crescimento de 3% em relação ao 2019. Em 2019, por exemplo, o mercado de brinquedos fechou em R$ 7,290 bilhões, mais de 6% acima do que o faturamento de 2018, que foi de R$ 6.871 bilhões – ano que já havia superado o anterior em quase 8%, segundo a associação.
Em relação ao contexto da pandemia, em que os pais estão tendo de manter seus filhos em isolamento por mais de seis meses, o cuidado com a saúde mental e o estado emocional das crianças assumiu uma importância tão significativa quanto a própria prevenção da Covid-19. Assim, as empresas dos setores de comércio e serviço acreditam que as famílias devem buscar oferecer às crianças, nesse dia, uma experiência que contribua para aliviar o estresse causado pela pandemia.
De acordo com o empresário, Pedro Garcia, algumas tendências que já eram percebidas desde o ano passado ganharam ainda mais força nesse período de pandemia. “Tendências que achamos que são futuras já estão presentes, como o e-commerce outras novidades que implantamos este ano. Temos um site no ar e nosso aplicativo está para ser finalizado. Essas situações acabam fornecendo conforto aos clientes que as vezes está na restrição por conta da COVID-19. Temos uma campanha com frete grátis para Manhuaçu e 10% para todos que comprar pelo site. São atividades que elaboramos para tentar trazer conforto aos nossos clientes”, disse.
Segundo o empresário, outra tendência que foi consolidada pela pandemia e deve permanecer como um comportamento do consumidor após a crise é a transformação digital. Ele ressalta que existe um consenso entre o aumento da interatividade e direcionamento nas redes sociais e as plataformas online não acabam com as compras no espaço físico do estabelecimento, pelo contrário, são medidas que chegam para somar e completar o acervo do estabelecimento.
Pedro Garcia reitera que, mesmo que os índices apontem o Dia das crianças como o quinto em vendas no país, para seu estabelecimento, que administra junto ao pai Júnior Garcia, é o segundo em vendas durante o ano. “Eu acredito que teremos boas perspectivas para as vendas, pois como as pessoas ficaram muito tempo dentro de casa e estamos com plataformas digitais para compras somado as opções de parcelamento e desconto, incluindo frete grátis para compras em Manhuaçu, existe uma boa chance de vendas para este ano”.
O consumidor Gerciley Vieira não deixou de comprar um brinquedo para seu neto. Ele destaca que as escolhas são feitas com atenção para evitar a pandemia. “Sabemos que essa doença atingiu o Brasil e o mundo, mas, com a graça de Deus, vamos vencê-la. Vou comprar um presente para meu neto com todo o cuidado e carinho porque ele merece”.
De acordo com a estatística anual da ABRINQ, a sazonalidade das vendas em 2019 permaneceu semelhante aos anos anteriores, concentradas em 57% nos meses de julho a novembro. As vendas no Dia das Crianças e Natal correspondem por 65% do movimento anual.
Danilo Alves – Tribuna do Leste