Como forma de celebrar os três anos de implantação das Bases de Segurança Comunitária em Minas Gerais, a Polícia Militar iniciou, nesta sexta-feira (11), a operação Segurança Cidadã para a potencialização do trabalho de prevenção à criminalidade. Em Manhuaçu, lançamento da operação foi feito na Praça Cinco de Novembro, e a ação terá duração de 7 dias.
Entre as ações que serão empenhadas pela operação em todo o Estado, haverá o reforço de práticas que já são realizadas rotineiramente, como abordagens a pessoas e veículos em atitude suspeita e redação de boletim de ocorrência, além de outras, menos comuns.
Ao todo, Minas conta, desde 2016, com 284 unidades do serviço, em 18 regiões do Estado. Só em BH são 86 bases, o que significa, segundo a Polícia Militar, que há uma base a cada 4 quilômetros quadrados na capital.
A base móvel é um veículo do tipo van, que fica instalada em pontos estratégicos das cidades. Cada equipe é composta por dois militares no interior do carro e outros dois agentes que fazem ronda no entorno da base em motocicletas.