ColunistasDestaquePe. José Raimundo (Mundinho)

Reflexão: Ser pai

Pe. Mundinho, sdn

O Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, trás uma série de reflexões sobre a paternidade (inclua maternidade) sobretudo nestes tempos de pandemia, quando a maioria deles tem ficado em casa, juntos dos seus amados filhos(as). 

Mas são os filhos(as) que têm surpreendidos os pais com gestos de generosidade e partilha em favor deles e dos de fora, de modo especial, dos enfermos contaminados, dos que que estão em dificuldade financeiras. Já reportamos aqui o garoto que visitou, do lado de fora, os hospitais de sua cidade para interceder em oração em favor dos enfermos. Outros doaram de seus cofrinhos para ajudar nas necessidades… 

Um fato chamou a atenção e surpreendeu. Enquanto esperava o semáforo abrir num cruzamento de São Bernardo, na Grande São Paulo, o motoboy foi fotografado com a mensagem de sua filha afixada na bolsa de entrega: “Motorista, cuidado com o meu papai. Eu amo ele mil milhões. Assinado lagartixa”. 

A reportagem, posteriormente, foi ao encontro da garota e descobriu que a mensagem foi escrita pela Melissa, de 8 anos, filha do motoboy Bruno Mahler. Ele atua na profissão há 9 anos e já sofreu dois acidentes enquanto trabalhava. 

Depois disso, a filha “lagartixa” decidiu escrever o recado que o pai colocou na bolsa usada para levar entregas. O fato e a foto da motocicleta, já tiveram mais de 2 milhões de curtidas e compartilhamentos – os comentários são de carinho, amor e conforto. “Eu escrevi esse recado porque meu pai já sofreu dois acidentes de moto e eu amo ele mil milhões. Eu peço para vocês terem muito cuidado com ele porque eu também sinto muita saudades dele quando ele está fora. E obrigada pelos comentários”, disse Melissa.

“O sentimento é de gratificação e de bem-estar. A minha pequena lagartixa, que passou essa mensagem está bem feliz com todo o carinho de vocês, com todas as curtidas”, relatou o pai.

Estes e outros testemunhos vamos descobrindo através dos meios de comunicação ou, contemplando, ao vivo, os gestos maravilhosos de expressões de carinho, de amor,  de solidariedade, de responsabilidade dos filhos, pequenos na idade, mas grandes na consciência da vida e da fraternidade. Certamente, que isto não surge do nada. Por detrás deste comportamento dos filhos está a presença viva, ativa e participativa dos pais. Muitos tiveram a graça de cativar os filhos e filhas. Muitos se dedicam inteiramente à educação ensinando-os o bom comportamento, o respeito para com os outros, a sensibilidade com os mais desfavorecidos.

Estes quadros deixam os pais orgulhosos!

Para atingir este patamar foi preciso tempo de dedicação, cuidado, orientação, incentivo e correção quando necessário. São os pais que proporcionam e possibilitam os bons costumes no comportamento social, responsabilidade, honestidade, a introdução e a vivência na religião, na espiritualidade e tantas outras virtudes. 

FRASES:

Para ser pai a presença é a primeira e fundamental exigência!

Ser pai é oferecer o coração a seu filho e sua mão jamais largar.

Ser pai é uma arte ao alcance dos mestres do amor e da sabedoria.

Com um olhar mil palavras e com um gesto mil razões para amar: 

assim é um pai de verdade.

O melhor pai do mundo é aquele que luta pela felicidade de seus filhos a toda hora!

Ser pai é assumir uma responsabilidade divina e eterna.

Sou um pai feliz e assim viverei porque ao meu lado 

vive o amor da minha vida. Te amo, filha!

Que o amor que une um pai aos seus filhos seja sempre maior e mais belo do que tudo na vida.

Feliz Dia dos Pais!

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo