Coleta Seletiva inicia em bairros e área central da cidade
Desde terça-feira, 27/09, a Associação Manhuaçuense de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis (ASCAMARE) iniciou as atividades da coleta seletiva em Manhuaçu. Ao mesmo tempo, os agentes aproveitam para realizar o trabalho de conscientização aos moradores, passando instrução sobre como deve ser feita a separação do lixo úmido, seco, orgânico, resíduos perigosos, papelão e vidro visando facilitar o trabalho.
O projeto foi idealizado em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, SAMAL, clubes de serviço, Ong Pró Rio Manhuaçu, faculdades e órgãos socioambientais e desenvolvido pela equipe Germinar. O trabalho de divulgação da Coleta Seletiva está sendo realizado por integrantes da Associação Manhuaçuense de Catadores e alunos das faculdades sobre o funcionamento do sistema.
Inicialmente, o projeto estará sendo desenvolvido nos bairros Pinheiro I, Pinhheiro II, Pinheiro III, Bom Pastor, Colina, Centro e Santo Antônio – esses terão o lixo coletado em dias alternados. Os moradores devem descartar o lixo seco segunda e sexta-feira. O lixo úmido na terça, quarta, quinta e sábado. Na área central da cidade, o sistema de coleta será diferente. O lixo seco será as terças, quintas e sábados. A coleta do lixo úmido será as segundas, quartas e sextas-feiras. Quem passa na área central já pode perceber que as lixeiras estão definidas por cores, para que os transeuntes possam assimilar e colaborar com os coletores.
Segundo o presidente da Associação Manhuaçuense dos Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis, Renato Portes Moreira, os primeiros dias de trabalho foram positivos e a receptividade por parte dos moradores dos bairros onde o projeto está sendo desenvolvido chamou a atenção, devido ao interesse de cada cidadão. Ele conta que muitos já estão contribuindo na separação do lixo, bem como os comerciantes estão entendendo a essência do projeto e abraçando a causa. “Só peço que tenham um pouco de paciência, pois o projeto é muito abrangente e estamos em fase de adaptação. Aos comerciantes do centro peço que nos ajudem, deixando o lixo no depósito, pois na hora certa estaremos realizando a coleta”, frisa o presidente da Associação Manhuaçuense de Catadores de Materiais Recicláveis.
Atualmente 36 pessoas estão executando as atividades, mas de acordo com Renato Moreira, havendo a necessidade, existe a possibilidade de mobilizar mais pessoas para ajudar no trabalho da Coleta Seletiva.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste