Conselho de Palmeirinha se prepara para a Festa do Café
A comunidade de Palmeirinha já iniciou o planejamento para a realização da 5a Festa do Café, que contará com o quarto concurso de qualidade de café e a escolha da Rainha do café 2016. A data escolhida pelos organizadores é 29 de outubro. O objetivo do evento é incentivar os pequenos agricultores, que vivem basicamente da agricultura familiar a estarem trabalhando com mais dedicação, preparando melhor o produto para comercialização e envolverem com a vida da comunidade.
Os organizadores da festa trabalham em parceria com outros ligados à agricultura a fim de elaborar todo o cronograma, com total isenção e contam com a iniciativa de alguns produtores em selecionar os grãos para amostragem. Nos anos anteriores a participação, envolvimento e o preparo das amostragens surpreenderam os responsáveis pelo concurso.
Os produtores também tem todo o cuidado para acompanharem as exigências de mercado, para uma venda que seja financeiramente relevante para as famílias. Com isso, o Conselho busca pela participação da juventude, para que haja mais envolvimento de toda a comunidade.
A organização da Festa do Café está definindo os critérios para a escolha da “Rainha do Café 2016”, que atrai jovens de Palmeirinha e comunidades adjacentes. A vencedora será premiada e receberá a faixa. O representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável local, Aurélio da Silva Kelche “Teté”, espera que o evento seja marcante com a participação de toda a comunidade e apoio da juventude, Secretarias Municipais de Agricultura, Cultura e Turismo, CMDRS, EMATER e líderes comunitários. Para Aurélio da Silva, a participação dos produtores é fundamental, pois, mostra a força da moeda regional e a qualidade do café produzido em Palmeirinha. Na última reunião, que contou com a participação do secretário municipal de agricultura, Sandro Tavares, todos os detalhes para o concurso de qualidade do café foram discutidos com a equipe organizadora.
Aurélio da Silva avalia que a participação da comunidade no evento é muito importante, pois, o nome da comunidade fica em evidência diante do que será apresentado na qualidade do que será apresentado para o concurso.
Eduardo Satil