ONG Pró Rio Manhuaçu se reúne com secretários municipais
Para discutir ações eficazes e buscar novas ideias para a concretização do projeto para limpeza do rio Manhuaçu, preservação do manancial Manhuaçuzinho, fiscalização e a instalação de um Disque Denúncia para evitar o desperdício de água, integrantes da ONG Pró Rio Manhuaçu reuniram com secretários municipais de obras, Nacari Ferreira, Sandro Tavares (Agricultura e Meio Ambiente) e o diretor do Samal, Kilder Perígolo. O encontro serviu para mostrar alguns projetos elencados pela ONG, que precisam do apoio do Poder Executivo para serem colocados em prática com urgência, devido a situação em que se encontra a região atualmente.
Estabelecer parcerias também foi proposto pelos participantes, a fim de que toda a sociedade seja envolvida nas ações, principalmente na limpeza e conservação do rio, que serve de depósito de entulho, lixo e outros dejetos que são lançados sem pudor por parte de quem mora à margem ribeirinha. O trabalho a ser desenvolvido visa também uma ação contínua, tendo como suporte uma fiscalização rigorosa que possa inibir as pessoas de continuarem praticando os ataques e a degradação ao meio ambiente.
Na parceria discutida entre os participantes, foi assinalado que há a necessidade de uma campanha educativa para mudar a concepção de cada cidadão, bem como nas escolas, meios de comunicação e todos os mecanismos disponíveis pelo órgão público.
De acordo com um dos fundadores da ONG Pró Rio Manhuaçu, Keller Filgueiras, o momento é crucial e há a necessidade urgente para que iniciativas sejam tomadas imediatamente. Ele ressalta que a limpeza do rio, a reeducação para gastar a água e a preservação do manancial Manhuaçuzinho são essenciais para serem trabalhados. Keller Filgueiras lembra que a conscientização da população é fundamental, para economizar água. “É triste você ouvir de um funcionário do SAAE informar que moradores ficam jogando água na calçada e, quando chama a atenção, a resposta é ríspida. A carência da água requer cuidado. A ONG estará sempre discutindo e levantando a voz quando necessário for”, afirma Keller Filgueiras.
Rio Manhuaçu começa a passar por limpeza
O diretor do Samal, Kilder Perígolo informou que já teve início a limpeza do rio Manhuaçu, atendendo a reivindicação dos órgãos ambientais e da população que está sofrendo com o mau cheiro proveniente dos dejetos lançados diariamente. As ações iniciaram no final do Bairro Engenho da Serra, onde formou-se uma cerca verde e a situação gerando incômodo aos moradores.
Segundo Kilder Perígolo, outros pontos foram mapeados para a remoção da sujeira em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, que disponibilizou máquinas e caminhões para transportar toda a sujeira retirada do interior do rio. “Precisamos ter todo cuidado, visto que, a pouca água no rio acaba dificultando e a sujeira permanece. Se retirarmos tudo, os peixes também acabam morrendo. A conscientização da população agora é fundamental para manter o rio limpo, sem causar danos irreparáveis”, relata Kilder Perígolo.
Eduardo Satil