Meio Ambiente

Entidades recebem produtos do Banco de Alimentos

Um passo importante para as entidades cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB, por meio do Banco de Alimentos. A entrega da primeira remessa foi na semana passada. Recentemente, o município de Manhuaçu assinou o Termo de Adesão junto à Rede Leste de Bancos de Alimentos, para participar de forma decisiva de todas as discussões, contribuindo de forma direta com direito a voz e voto em todos os encontros.

A partir daí, algumas entidades que estavam com a documentação em dia ficaram aptas a receberem os produtos disponíveis. Na última semana, pelo menos 10 entidades já foram contempladas com verduras (couve, cebolinha, salsa, almeirão, alface e repolho), num total de 1.755 quilos para atender a 1.257 pessoas. O município agora faz parte da Rede Leste de Bancos de Alimentos (RELBA), (sede em Caratinga) com uma logística para o recebimento e distribuição dos produtos que são oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB.

Todos os produtos trazidos para Manhuaçu foram produzidos no município de Piedade de Caratinga, atendendo as exigências da Rede e com base nas recomendações da CONAB, uma vez que os produtos são distribuídos em escolas, instituições e clubes de serviço.

Para o secretário municipal de agricultura, Sandro Tavares, essa primeira etapa foi um momento singular, pois, no início alguns obstáculos surgiram, mas agora a conquista prova a força da unidade, parcerias estabelecidas e projeto bem elaborado pela EMATER-MG (Manhuaçu) de forma pormenorizada.

Sandro Tavares destaca ainda que, ao assinar o Termo de Adesão e tornar-se titular com direito a voz e voto, as coisas ficaram mais fáceis para lutar em defesa das condições e canalizar para o município os inúmeros benefícios do Banco de Alimentos. Ele conta que as dez entidades que foram beneficiadas estão totalmente habilitadas para receberem os produtos. Aquelas que ainda não tiveram a aprovação vão precisar se regular. “Hoje, o Banco de Alimentos é uma realidade no município. Com a aquisição direta da CONAB tudo ficou mais fácil, pois o Programa de Aquisição de Alimentos possibilita que tenhamos acesso à mercadoria de qualidade”, disse.

Feira dos produtos sem agrotóxico

Outro projeto que está caminhando é o da Feira dos Produtos sem Agrotóxico, que funciona ao lado da Matriz Bom Pastor. Os produtos ali comercializados não levam nenhum produto nocivo à saúde. Agora, o secretário municipal de agricultura estará iniciando uma reforma para melhorar o ambiente. Uma comissão formada pelos feirantes se reuniu no fim de semana, para discutir os próximos passos. Eles assinalaram a necessidade de uma divulgação mais ampla da feira, melhoria na estrutura para atender o público e garantir a diversificação dos produtos nas bancas. Também ficou acordado que mais pessoas da agricultura familiar serão credenciadas para trabalhar no espaço. Os feirantes que comercializam os produtos sem agrotóxico terão também o Selo de Inspeção Municipal (SIM), para a garantia de que o produto exposto tenha o rótulo de boa qualidade. De acordo com Sandro Tavares, as exigências serão atendidas para que fiquem mais motivados e acreditando na agricultura familiar.

Eduardo Satil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo