Diante do cenário que se estabelece por conta da prevenção e combate ao Coronavírus, o Sindicato do Trabalhadores Rurais tem cumprido as recomendações das autoridades de saúde e preservado seus associados e servidores. Porém, diante da necessidade da prestação de alguns serviços, tem sido realizado o atendimento por meio de agendamento. “Desde o dia 23 de março nós adotamos uma forma diferenciada de estar atendendo os nossos trabalhadores associados do sindicato, que é por meio do agendamento.
O sindicato tem vários serviços internos que estão sendo desenvolvidos pelos nossos servidores, porém seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde. Na medida em que nosso associado está precisando de algum serviço específico, pessoal, a gente tem atendido por agendamento” – explicou Marco Antônio Domingos, presidente do STR-Manhuaçu.
Ele acrescentou que alguns atendimentos são imprescindíveis no momento. “Estamos priorizando os serviços indispensáveis porque tem alguns que podem esperar. Sendo assim, estamos atendendo a questão previdenciária, por exemplo, se a pessoa se machucou ou está doente e precisa de um auxílio. Tem o caso do associado que completou idade para a aposentadoria, para que ele não tome prejuízo, vamos realizar todos os procedimentos por meio do sistema” – destacou.
Marco Antônio Domingues também trouxe informações com relação ao auxílio emergencial que começou a ser liberado pelo governo federal na última terça-feira, 07.
Ele esclarece que no caso do trabalhador rural associado existe um acompanhamento por parte do sindicato. “O sindicato tem feito contato diário com nossa federação em Belo Horizonte, que é a FETAEMG, e esta por sua vez tem feito contato com a CONTAG, que é a nossa Confederação Nacional do Trabalhadores da Agricultura. E por enquanto, com relação a esse auxílio emergencial, a orientação para os nossos agricultores familiares e trabalhadores rurais diaristas, é que eles não façam esse cadastramento. Pelo menos até que haja uma nova orientação da confederação, que tem estudado todo o documento que foi elaborado para que não tenha nenhum prejuízo futuro para a classe com relação à previdência social. Sabemos que nas redes sociais estão circulando muitas informações e até links, mas recomendamos que não sigam essas orientações sem conversar conosco aqui no sindicato, porque estamos atentos e cuidamos dos interesses da categoria que representamos como um todo. Estamos pensando agora, mas no futuro também. Por isso a nossa orientação para que não façam de forma nenhuma esse cadastro por agora, pelo menos até que tenhamos uma sinalização da CONTAG” – alertou.
Os interessados em manter contato com o sindicato dos trabalhadores rurais para agendamento, ou mesmo buscar alguma informação, deve ser feito pelo número de telefone fixo 3331-1480 ou pelo WhatsApp é 99909 – 3394.
Klayrton de Souza