Cuidados para evitar acidentes com gás de cozinha
Em Manhuaçu, explosão de gás em sauna deixou bancário gravemente ferido e chama a atenção para o perigo de vazamentos de gás de cozinha
Acidentes com gás de cozinha podem acontecer tanto no ambiente doméstico, como industrial, pelo fato de o produto estar presente em praticamente todos os lares.
O gás de cozinha consiste em um composto a base de mistura gasosa de hidrocarboneto oriundo do petróleo. O produto possui característica inodora, no entanto, a substância mercaptano a base de enxofre é acrescentada no gás, sendo uma medida de alerta a vazamentos.
Tenente Flávio Mota, Comandante da 2ª Cia do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu explica que o gás de cozinha pode estar presente em diferentes locais e residências. “Ele pode ser encontrado tanto no interior como exterior do ambiente. Por apresentar alta densidade, o botijão de gás pode ocasionar explosões se houver vazamentos, diante disso é necessário adotar alguns cuidados de segurança”.
Ao comprar o botijão de gás é de extrema importância avaliar se o produto está com lacre correto, sem violação, furos e se a alça não está solta ou quebrada. O comprador deve evitar produtos amassados e enferrujados.
O ponto inicial da segurança começa na instalação do produto ante da utilização. “Para garantir uma instalação segura do botijão de gás, alguns critérios como o uso de ferramentas adequadas e a escolha do local de aplicação devem ser observados. Antes de finalizar o procedimento é necessário avaliar se o botijão está com vazamento, nesse caso é utilizado um truque, em que basta aplicar uma espuma de sabão na válvula, se o produto borbulhar é sinal que há vazamento”, orienta Tenente Flávio.
O botijão de gás deve ser instalado em um local arejado, a fim de evitar acúmulo de gás em caso de vazamento. Recomenda-se evitar a aplicação do gás próximo a esgotos, ralos, armários com produtos inflamáveis como venenos, aerossóis, querosene, dentre outros.
Cuidados com a mangueira e regulador de pressão
O gás de cozinha possui uma mangueira de pressão que deve apresentar no mínimo 80 cm, envolta de material de PVC transparente e com o selo de aprovação pelo INMETRO. O produto possui prazo de validade de cinco anos, sendo necessário avaliar o posicionamento de instalação, pois não pode ser aplicado atrás do fogão, para evitar influência do calor e ocasionar vazamentos.
“Nunca use mangueiras comuns ou regulares de baixa qualidade, pois esses tipos de produtos com qualidade inferior podem estar mais suscetíveis a vazamentos e propagação de chamas”, explica.
Além dos cuidados relacionados à instalação do botijão de gás, é necessário tomar algumas medidas caso sinta o cheiro de vazamento:
“Chegou num ambiente e sentiu cheiro forte de gás, não acenda luz ou fósforo, abras as janelas, evite usar telefone celular; Não ligar eletrônicos ou eletrodomésticos; Se possível desligar os registros gerais dos ambientes; acione o Corpo de Bombeiros, pois ocorrências de risco de explosão são casos de nossa competência; saia do ambiente e espere pela nossa chegada ao local”, relata Tenente Flávio.
Caso em Manhuaçu
Um acidente com gás de cozinha ocorrido na zona rural de Manhuaçu, no dia 16/02, deixou o bancário Maurílio Fernandes Pereira gravemente ferido e de acordo com os bombeiros o caso foi uma fatalidade.
“Maurílio estava em um sítio com uns amigos e ao utilizar uma sauna, a mesma não estava esquentando, então, ele foi até o cômodo onde fica a caldeira, abriu a porta e ao acender a lâmpada aconteceu a explosão, causando queimaduras em mais de 80% do seu corpo”, relata Tenente Flávio Mota.
De acordo com o bombeiro o caso foi uma fatalidade e poderia ter ocorrido com qualquer pessoa naquele momento. Ali foi uma somatória de fatores, ao ligarem a sauna, cujo comando fica em outro ambiente e esperar o tempo necessário para o aquecimento e isto não acontecer, porque o gás estava vazando na sala da caldeira, quando o Maurílio abriu a porta do cômodo o ar entrou na sala e, com o gás, formou um ambiente explosivo, faltando somente a ignição, que neste caso, foi a centelha provocada pelo acionamento do interruptor de luz, resultando na explosão.
Gás de cozinha explode?
Ao contrário do que muita gente pensa, Tenente Flávio explica que a botija de gás de cozinha não explode. A carcaça da botija é feita com material de aço que confere ao botijão a capacidade de suportar grande pressão. Há uma válvula no centro superior, onde para liberar o gás é conectado uma outra válvula externa que livrará o produto que sai de dentro para fora. Essa ação ocorre devido a um mecanismo de mola que quando pressionada libera o gás, e quando em descanso cessa a passagem.
“Toda botija de gás possui um dispositivo de segurança ao lado da válvula central, um pino ou plugue, que é um material feito com liga metálica à base de bismuto. Quando a temperatura ambiente atinge 78ºC, o mesmo derrete e libera o gás que está no interior do botijão para fora de forma abrupta, isso acontece devido a grande pressão interna e é por isto que não explodem”, disse.
Em caso de rompimento da mangueira ou quebra do regulador, o recomendado é que retire a botija para uma área aberta para que o gás vaze e não fique acumulado no ambiente.
Jailton Pereira