Presidentes de Associações Comunitárias participaram de uma palestra, com o objetivo de reiterarem sobre o sistema, bem como a forma para participar do pleito com a chegada das eleições 2020. Para isso, um dos pontos primordiais é o conhecimento de como funciona um partido político, desde a sua constituição, filiação e até a escolha para a disputa eleitoral.
Assim, a diretoria do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA) e lideranças receberam o advogado, Luiz Gonzaga Amorim, para falar sobre “Partido Político”. De forma detalhada, o palestrante destacou às lideranças a importância da participação no processo democrático, onde as ideias se divergem, aproximam e se encaixam em prol do bem comum.
Luiz Amorim diz que é importante a concepção de cada líder comunitário no conhecimento, sendo participativo para ser instrumento transformador, fazendo a diferença e defendendo os interesses de cada comunidade. Ele considera que há a necessidade de se ter a consciência de que “Partido Político” é como uma empresa, que segue normas e tem serenidade em todos os aspectos. “Os presidentes de associações precisam entender, participar, reivindicar e ter noção de que juntos a força é bem maior. Ter essa consciência é importante para que ocorram mudanças”, cita Dr. Luiz Amorim.
A presidente do COAMMA, Marinez Bragança reconhece que esse momento é singular e que todos os presidentes de associações devem ampliar o conhecimento, através da troca de experiências. Considera que o assunto precisa ser discutido, no sentido de multiplicar informação a respeito do sistema político brasileiro. “Precisamos quebrar a resistência quando se fala em política. Nessa primeira reunião tivemos a oportunidade de termos essas informações e somente com a nossa participação haveremos de ajudar na construção de uma sociedade mais justa”, frisa.
Eduardo Satil