Eleição do Conselho Tutelar surpreende candidatos
Pelo menos treze candidatos foram aprovados em todas as fases eliminatórias e concorreram a uma vaga no Conselho Tutelar de Manhuaçu. A eleição aconteceu no último domingo, 04, durante todo o dia, com urnas que foram instaladas na Escola Estadual Monsenhor Gonzales e Escola Estadual Dr. Eloy Werner(Realeza), onde compareceram aproximadamente 1.405 eleitores.
Diferentemente do que ocorria em anos anteriores, a eleição do Conselho Tutelar de 2015, aconteceu de forma unificada em todo o Brasil, para evitar transtorno, gastos excessivos e seguir o cronograma traçado em encontros realizados com a participação de conselheiros de vários lugares. O mandato do conselheiro que, até então são 03 anos passará para 04 anos.
Os candidatos que concorreram passaram por várias avaliações, até mesmo para entenderem que é um trabalho diferente, que exige dedicação, habilidade e vocação. O conselheiro tutelar precisa dedicar inteiramente à função, que a cada dia está mais difícil para executar todas as tarefas inerentes ao Conselho, as demandas trazidas pela comunidade e os vários problemas que menores são envolvidos nos atos infracionais, acabam sendo acompanhados por membros do Conselho Tutelar.
Por outro lado, torna-se fundamental que a população participe, acompanhe as ações, para entender que os problemas são inúmeros e a cada dia afeta mais a sociedade, que exige providências imediatas. Também é importante que os jovens possam discutir projetos, terem a oportunidade de acompanharem de perto o que acontece no cotidiano e a busca pela solução.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Wagner Caldeira, avalia que a escolha dos novos conselheiros, com votação significativa é uma “bússola” e, demonstra que a sociedade também está incomodada com o que acontece, quer resposta e por isso exerceu a democracia. Mas, em se tratando de algo tão importante para a sociedade, Wagner Caldeira considera que poucas pessoas compareceram para a escolha dos novos conselheiros. “Às vezes muitas pessoas não participam do processo de escolha. Outros que vieram, a gente observa que exerceram o senso de patriotismo, responsabilidade com a causa da infância e da juventude. Por ser a primeira eleição unificada foi muito produtiva”, considera Wagner Caldeira, que fez questão de agradecer a todos que estiveram envolvidos na eleição.
Ele destaca ainda, que o trabalho foi árduo para todos da Central dos Conselhos, Secretaria do Desenvolvimento do Trabalho e Ação Social, Imprensa que trabalharam em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que promoveu a primeira eleição unificada, que certamente ficará na história.
A conselheira reeleita e mais votada, Márcia Lopes que obteve 192 votos disse que a votação significa que a comunidade reconheceu seu trabalho no Conselho Tutelar. Fez questão de agradecer a todos que confiaram, e por meio do voto foi reconduzida para um mandato de mais 4 anos. Ela conta que foi uma surpresa muito grande e, agora é uma responsabilidade maior. Fez agradecimento a todos de cada comunidade e, em especial ao amigo Danilo Barbosa. A outra reeleita, Silvana Andrade Avelar destaca a alegria em ter sido reeleita. Sem esconder o otimismo, ela lembra que muitas crianças e adolescentes estão na vulnerabilidade, necessitando de apoio, acompanhamento e conselho diariamente. “Eu trabalho por amor à causa, percebo que eles precisam muito da gente. Agora, queremos lutar para conquistarmos algo melhor, principalmente uma casa de custódia, clínica para internar adolescentes que são talentosos, mas viraram escravos da droga. Por falta de amparo total e da família acabam sufocando o sonho”, conclui a conselheira Silvana Andrade Avelar.
Os novos conselheiros escolhidos foram:
1- Márcia Lopes – 192 VOTOS
2- Jerônimo Rosa- 191 VOTOS
3- Fernanda Black – 166 VOTOS
4- Mayara Santiago 162 VTOS
5- Silvana Andrade Avelar – 131 VOTOS
Suplentes
Giseli Aparecida com 114 votos
Maria Aparecida- 78 votos
Elaine Aparecida- 77 votos
Maria Inês- 64 votos
Jean Fraga- 64 votos
Margarida das Graças- 59 votos
Paula Drossi- 58 votos
Hércules Mucida- 30 votos.
Os eleitos estarão sendo empossados no dia 10 de janeiro de 2016.
Eduardo Satil