Empossada nova diretoria do CONSEP
A nova diretoria do Conselho de Segurança Púbica e Defesa Social de Manhuaçu (CONSEP) tomou posse nessa terça-feira 15/12. O evento aconteceu no salão do Centro Cultural e a chapa única, encabeçada por Flávio Lacerda, foi escolhida pela unanimidade dos votos dos associados, em eleição realizada no dia 20/10. Assim, a nova diretoria ficou composta por Gedem Pereira como vice-presidente; Sebastião Januário de Moraes, como diretor financeiro; Dângelo dos Santos Maurício, como secretário; Vicente de Paula Dias; Benoni da Paixão e Paulo Timóteo na função de conselheiros fiscais; e Cláudia Lignani Miranda, José Maria Hott e José Lúcio Emereciano compondo o Conselho Deliberativo.
Criado para traçar diretrizes e direcionar ações no campo da segurança pública, o órgão também tornou-se aliado dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de apoiar as iniciativas que estejam direcionadas para um trânsito mais seguro.
O novo presidente do CONSEP, Flávio Lacerda, salienta que o órgão terá como objetivo o fortalecimento de vínculos junto a instituições e sociedade civil em prol da segurança pública, combate às drogas entre outros tipos de violência. “Estamos acostumados com o desafio, porém, acredito que este biênio será diferenciado para o CONSEP. Vamos buscar o fortalecimento do conselho junto a instituições importantes no âmbito municipal, como Conselho Municipal Antidrogas de Manhuaçu (COMAD), Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA), igrejas, líderes comunitários, entre outros. E consolidar a representação em relação aos poderes públicos, como o Judiciário, Ministério Público, as Polícias Civil e Militar, Secretaria Estadual de Educação e os poderes Executivo e Legislativo”, explicou.
O presidente do CONSEP falou a respeito das drogas e como elas estão cada dia mais presentes no cotidiano das pessoas, especialmente os mais jovens. “Não é diferente em outros lugares, mas como vivemos em Manhuaçu temos que arrumar primeiro a nossa casa. Sabemos que hoje em dia a ida para as drogas, como o álcool, acontece precocemente. Por isso temos que unir força com entidades que desejam erradicar este mal de nossa sociedade. Lembro-me de um projeto desenvolvido pela Polícia Militar que é o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), e acredito que devemos seguir esse pensamento, ou seja, levar o conhecimento nas escolas em relação aos malefícios das drogas, para que os alunos tenham discernimento em compreender que as drogas podem ser um caminho sem volta”, disse.
Outro tema abordado pela nova diretoria será a reformulação do estacionamento rotativo através da democratização das vagas nas vias públicas, com o objetivo de proporcionar mais oportunidade de estacionamentos, por meio da rotatividade de veículos, e beneficiar o comércio local, que terá a oportunidade de receber mais clientes.
Flávio Lacerda ainda acrescentou que o CONSEP realizará reuniões itinerantes em localidades distintas do município, com o propósito de dialogar sobre os seus anseios. “Nada melhor do que trabalhar com segurança pública e estar ouvindo o que a comunidade tem a dizer, seja através de reclamações ou sugestões. Estaremos repassando essas reivindicações aos órgãos competentes para desenvolver ações junto com a sociedade civil organizada. Pois uma das principais finalidades do CONSEP é articular comunidade e autoridades de segurança públicas para que exista um consenso” argumentou.
Danilo Alves