DestaqueNegócios

Black Friday sem fraude: como aproveitar e não ser enganado

Uma das datas comerciais mais esperadas pelos consumidores está chegando, mas é preciso estar atento para aproveitar de verdade. A Black Friday, que este ano está marcada para o dia 29 de novembro, movimenta as vendas pela internet e das lojas físicas com promoções e descontos em diversos segmentos. Porém, é prática comum muitos se aproveitarem para tirar vantagens dos consumidores com falsas ofertas. Afinal, como se proteger desse tipo de situação e evitar que sua Black Friday se torne uma “Black Fraude”?

Preparamos uma lista de recomendações para os consumidores que pretendem fazer compras durante a promoção da Black Friday não terem dores de cabeça nesse período.

Segurança

O grande fluxo de pessoas intencionadas em gastar suas economias nas promoções do comércio e, dessa forma garantir suas compras de fim de ano com preços mais acessíveis, acaba por atrair também pessoas mal-intencionadas com o intuito de aplicar golpes e cometer delitos diversos.

A assessora de comunicação do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Suelen, reforça a importância de estar seguro nesse período. “A PM se preocupa com esse aumento na circulação de pessoas nas áreas comerciais da cidade. Em todo o Estado de Minas Gerais teremos início a Operação Natalina a partir dessa semana e ela é emendada com a Operação Férias Seguras, então serão dois meses ininterruptos com o aumento do efetivo nas ruas, no policiamento ostensivo. Nesse período há uma redistribuição, em que as equipes de administração são empregadas mais constantemente nas ruas, a fim de aumentar a sensação de segurança e prevenir crimes contra o patrimônio nesse período com maior circulação de valores e de bens”, reitera.

É importante ter cuidado ao que carrega quando sair para realizar suas compras. Carteiras, bolsas, celulares devem estar sempre às vistas para evitar maiores transtornos. “Para quem compra é importante não levar grandes quantidades de dinheiro, sugerimos sempre que se use o cartão magnético, é um meio mais seguro para realizar as compras. Também é importante evitar a exposição do celular. Já é costume as pessoas ficarem desatentas ao celular, colocar ele na bancada de um comércio, no bolso de trás da calça, e com a aglomeração de pessoas aumenta o risco de alguém subtrair o seu celular, sua bolsa, carteira”, reforça Tenente Suelen.

Os comerciantes também devem tomar algumas medidas de segurança para com o seu estabelecimento. “Não deixe grande fluxo de dinheiro nos caixas, evite manter rotinas de depósitos nos bancos, ao levar um malote, uma grande quantidade de dinheiro para ser depositado, evite passar informações sobre essa atividade para pessoas que não sejam de confiança. Alguns detalhes são importantes também, como a fixação de caixas próximos às portas, pois há uma maior facilidade de o infrator ter acesso aos caixas”, explica.

Defesa do Consumidor

Com certeza você já ouviu certas frases com tom de deboche sobre a Black Friday. Uns chamam de “Black Fraude”, outros dizem que é tudo pela metade do dobro, mas é importante sabermos que esse tipo de prática deve ser combatida e denunciada ao Procon – Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor.

O coordenador geral do Procon Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, fala das recomendações do órgão para evitar problemas na hora de fazer as compras. “É importante pesquisar desde já os preços dos produtos em diferentes lojas, virtuais ou físicas participantes da campanha, para saber se o produto verificado tem de fato uma redução no preço. Outro ponto que a gente tem que observar é a questão da fraude, principalmente no comércio eletrônico, em compras com o cartão de crédito. Os fraudadores capturam os dados do cartão no momento em que o consumidor pensa que está realizando a compra, então é importante pesquisar a procedência da loja onde realiza a compra”, pontua.

Quem se sentir lesado de alguma forma deve procurar o Procon para realizar a denúncia. “As reclamações devem ser registradas pessoalmente de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento (de 8h às 11h e de 13h às 17h) e oriento que o consumidor sempre exija a nota fiscal da mercadoria e guarde, porque ela será o documento que comprova o ato da compra e a forma como foi feita. Qualquer sinal de irregularidade entre em contato com o fornecedor para tentar resolver o problema”, explica Alex.

Comerciantes

De acordo com a GFK, uma empresa de estudos de mercado, a Black Friday 2019 terá um crescimento de 4% com relação ao ano anterior. Mesmo com a elevação tímida da taxa, os comerciantes seguem animados para as vendas neste ano já que a data marca o início das vendas de Natal e muita gente se aproveita para antecipar as compras.

O gerente de uma franquia de óculos, Ezequiel Reis, fala que a expectativa segue alta. “O nosso termômetro de vendas começou a subir no comércio e a gente tem essa expectativa. As lojas estão se preparando, a nossa loja já começou na última semana com os descontos e as pessoas estão com esse potencial de compra, querendo e precisando”, salienta.

O envolvimento das mídias também é um ponto a ser destacado. Ezequiel reforça a importância de fazer o contato direto com o cliente para garantir as vendas na Black Friday. “Mídia social, propaganda ao máximo possível e isso acaba atraindo bastante gente e não tem outro segredo. Você conseguir fazer contato direto com os clientes que já são de casa, avisando o que nós temos, os descontos, o que está acontecendo”, explica.

A gerente de uma loja de eletrodomésticos, Ana Paula Rodrigues, explica como faz para que os clientes possam assegurar as ofertas na Black Friday. “Convido os clientes para virem na véspera para verificar os preços e comparar no decorrer do ano todo. A gente faz questão de que o cliente acompanhe para ver que realmente não há fraude e os preços são verdadeiros”, reforça.

João Vitor Nunes

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo