Jovens de toda a região que fazem parte da forania de Manhuaçu estão ansiosos para a chegada do dia 13 de outubro. Nesta data a Paróquia do Bom Pastor celebra o Dia Nacional da Juventude. Momento de comunhão e testemunho do Cristo Vivo entre os jovens, neste ano o DNJ tem como tema “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização amor” e lema “Em vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), em comunhão com a Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27).
Vários movimentos da Paróquia do Bom Pastor estão envolvidos na organização do DNJ 2019. Entre eles, vale ressaltar a participação do EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo, que coordenados por Valéria do Carmo, estão participando ativamente na promoção do evento. “Estamos muito felizes por acolher aqueles que nos acolheram nas edições anteriores. Mesmo nas edições em que não estivemos organizando diretamente, participamos ativamente na programação. Seja na acolhida, no teatro ou em outra iniciativa estamos sempre movimentando o EAC. As paróquias sempre se confraternizam e colaboram uma com a outra e é por isso que o DNJ se torna esse movimento tão especial para nós Católicos” – explicou Valéria.
EM 2018 o Dia Nacional da Juventude foi comemorado na cidade de Martins Soares. Foi um dia intenso de grande participação de centenas de jovens. Além da Paróquia Nossa Senhora dos Homens, anfitriã no ano passado, e da Paróquia do Bom Pastor, organizadora do DNJ desse ano, fazem parte da forania as paróquias São Lourenço de Manhuaçu, Nossa Senhora da Conceição de Alto Jequitibá, Santana do Manhuaçu, São Luiz Gonzaga de Luisburgo, São Sebastião de Durandé, São Simão de Simonésia e do Senhor Bom Jesus de Manhumirim. Vitor participou da edição do ano passo do DNJ. Segundo o adolescente, foi uma experiência diferenciada na sua vida. “Foi experiência muito marcante para quem esteve presente e eu tive esse privilégio. Estar em meio a tantos jovens entusiasmados, ouvindo e acolhendo a palavra, entoando cânticos e participando diretamente das celebrações, nos trouxe grande transformação. Foi impactante e por isso queremos viver essa experiência novamente, mas agora na nossa comunidade” – disse o membro do EAC.
Rafaela também esteve em Martins Soares. Ela lembrou da forte chuva que caiu durante o evento no ano passado. “Chuva de água e chuva de benção. Nossa turma do EAC estava em grande número e alguns possuíam guarda-chuvas, outros suas capas e todos trataram de ajudar a cobrir o colega. O EAC é uma grande família e sempre estamos nos protegendo. A chuva foi mais uma benção do que um problema” – destacou a adolescente.
A programação do DNJ 2019 em Manhuaçu vai ter início com a acolhida no Bairro Coqueiro, de frente para a Igreja Imaculada Conceição. De lá os jovens saem em caminhada atrás de um trio elétrico até a Paróquia do Bom Pastor. “Chegando à Matriz do Bom Pastor a programação vai iniciar a apresentação teatral relatando a história do padre Júlio Maria de Lombaerde, que chama os jovens à missão. Em seguida iniciam-se os louvores, seguidos pelas pregações, encerrando a programação com a Santa Missa às 17hs” – detalhou Valéria do Carmo.
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano. A Farania de Manhuaçu decidiu pelo dia 13 de outubro após acordo entre todas as paróquias.
Klayrton de Souza