IBGE: Manhuaçu ultrapassa noventa mil habitantes
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no dia 28 de agosto as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2019. Estima-se que o Brasil tenha 210,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,79% ao ano, apresentando queda do crescimento quando comparado ao período 2017/2018, conforme a Projeção da População 2018.
Em Manhuaçu, o número de habitantes passou de 79.574 habitantes no censo de 2010 para 90.229 em concordância com as estimativas realizadas. Segundo a entidade, cidade foi contemplada com 10,655 novos moradores. De acordo com o representante do IBGE de Manhuaçu, Rafael Moreira, é possível notar que nos últimos dez anos a cidade contou com um crescimento acelerado em virtude de segmentos essências a melhoria de vida da população. “A cafeicultura sempre foi forte no município, mas nos últimos dez anos as ofertas de serviços educacionais e comerciais possibilitou esse crescimento”.
Ele reitera que a instituição já vem trabalhando para dar prosseguimento ao censo demográfico de 2020 e neste mês de setembro os 21 municípios ao entorno de Manhuaçu receberão a visita dos técnicos do IBGE para as Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs). O encontro será realizado com representantes de órgãos públicos municipais para dialogar sobre os futuros trabalhos demográficos promovidos pelo IBGE. “O objetivo dos encontros busca comunicar a realização do censo 2020 nos municípios. A reunião, em cada município, será presidida por um representante do IBGE e composta por membros locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como por entidades de classe, instituições públicas ou privadas e por outros representantes da sociedade civil organizada”, informa.
Em 2020 o IBGE vai realizar o censo demográfico para retratar a população brasileira e suas características socioeconômicas. O trabalho será viabilizado em todo o país, entre os meses de agosto e outubro do ano que vem, e, portanto, fornecerá informações para o planejamento público e privado da próxima década. De acordo com Rafael Moreira fazer o censo 2020 é uma atribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade da sociedade como um todo, pois a população é parte essencial desse trabalho. “Por isso, o IBGE estabelece com cada comunidade local um importante canal de diálogo e cooperação, através da Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo”, explica.
Processo Seletivo
Foram homologadas 25.787 inscrições de candidatos a uma das 400 vagas temporárias do processo seletivo simplificado do IBGE. Distribuídas em 20 carreiras de nível superior, para todas as unidades da federação, as vagas serão ocupadas por profissionais que vão atuar como analistas censitários no Censo 2020.
A prova será aplicada no dia 1º de setembro e terá 60 questões objetivas de língua portuguesa, conhecimentos específicos e raciocínio lógico. As provas dos candidatos da área de conhecimento de métodos quantitativos não terão questões de raciocínio lógico. A previsão é que os aprovados sejam convocados a partir do dia 27 de setembro.
Danilo Alves