O Dia dos Pais será comemorado no próximo dia 11 de agosto. A data comemorativa é uma das mais importantes para os varejistas e lojistas do Brasil. Embora a data não seja tão forte quanto o Natal e o Dia das Mães, a comemoração registra força no interesse do consumidor.
O momento pede criatividade dos lojistas de Manhuaçu. Embora haja muitas reclamações quanto à realidade financeira dos moradores da cidade, muita gente não deixa a data passar em branco e aproveita para dar uma lembrança para alguém tão especial.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Manhuaçu (ACIAM), Silvério Afonso, ressalta que, por ser uma data comemorativa, a resposta do comércio deve ser positiva. “Esperamos que aqueça o mercado. É uma data que mexe com o sentimento de todo mundo. Nós temos sempre a esperança de que isso aqueça o nosso comércio, assim como em outras datas durante o ano, Dia das Mães, Dia dos Namorados, o que acaba criando essa expectativa positiva”, afirma.
Crise
Desde o início do ano, Manhuaçu vive momentos de preocupação devido à baixa no preço do café (o pior nos últimos 14 anos) e os percalços na colheita, relacionado às floradas. Entretanto Silvério ressalta que espera uma melhora no cenário manhuaçuense. “Isso tem afetado não só a nossa região, como as demais regiões cafeeiras do país. Realmente o preço se encontra bem abaixo do esperado, mas existem pequenas perspectivas de que haja uma reação nesse valor, porque tem pouco café. O preço está ruim, mas o mercado também está ruim. Vai chegar uma hora que o exportador, o comerciante, vai ter que comprar café. Melhorando o mercado, melhora o preço”, explica Silvério Afonso.
Os preços do café arábica deverão subir 14% até o final de 2019, impulsionados por uma demanda global robusta e pela entrada do Brasil em um ano negativo de seu ciclo bienal de produção, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).
Cuidados com o cliente
Um dos pontos a serem ressaltados nesse momento é o trato para com o cliente. Trabalhar melhores formas de atendê-lo desde sua pesquisa de preço até o momento da entrega do produto é crucial para fidelizá-lo à sua marca e o atrair, não só no Dia dos Pais, mas também em outras datas.
“O lojista tem que ter o seu diferencial. É importante que o comerciante se envolva com a data, procure criar atrativos, um bom atendimento, uma boa oferta, bons preços, porque o momento tá difícil pra todo mundo. Então é hora de usar da criatividade, do bom atendimento, buscar o cliente, ter a perspicácia de enxergar na pessoa um potencial consumidor para o Dia dos Pais”, fala o presidente da ACIAM.
O gerente de loja, Marcos Soares, ressalta o que tem sido feito para divulgar a marca em sua empresa. “A expectativa é de um movimento mais agressivo, um fluxo maior de pessoas para aproveitar essa data comemorativa e fomentar mais o comércio na região. O nosso foco está em divulgar a empresa em cidades vizinhas, promovendo à porta e deixando a loja mais atrativa para receber o nosso cliente”.
Já Juliana Mafortes, gerente de loja de perfumaria, fala das formas de fidelizar o cliente. “O comércio de Manhuaçu é bom. Antecipamos alguns estojos, desde o início do mês, pensando na data e temos um grande lançamento. Estipulamos um valor, a cada R$200,00 em compras, ou algo assim, a gente dá um brinde, um mimo, como agora, até o fim do mês faremos o sorteio de uma cesta para quem vier na nossa loja”.
Origem
A data teve início nos Estados Unidos, em 1910. No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Aqui, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário da Igreja Católica, já que a população brasileira é predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo do mês de agosto e assim permanece até hoje.
João Vitor Nunes – Tribuna do Leste