O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou no último dia 23 que o número de eleitores cadastrados no sistema biométrico de votação chegou a 69,57%, ou seja, 101.709,041 dos 146.197.619 eleitores. Até o final de 2020, eleitores de 1.686 municípios de 16 estados deverão realizar a biometria, de acordo com a lista de localidades que integram a etapa 2019/2020 do Programa de Identificação Biométrica.
Atualmente, Manhuaçu conta com 27,73% do seu eleitorado com biometricamente, ou seja, dos 58.086 eleitores, apenas 16.110 estão aptos a votar apenas com a digital.
Para o chefe do cartório eleitoral em Manhuaçu, Savele Xavier de Barros, é importante regularizar a situação. “Esse recadastramento obrigatório ele será finalizado até 2022, mas a gente tem que lembrar de evitar as filas. Além disso, pode ser que em algum momento o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiante esse processe de biometria em Minas Gerais. Então a gente precisa ficar esperto para evitar maiores dificuldades”.
Atualmente, onze estados já concluíram o processo de cadastramento das digitais, atingindo 100% de identificação digital do eleitorado. São elas: Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Segurança e rapidez
A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura. No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. As digitais são únicas em cada indivíduo, o que oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto. Assim, a biometria dá ainda mais segurança à eleição.
“A votação vai ser mais rápida e mais segura. Quem já tem o cadastro biométrico vai votar usando a digital e também poderá usar o e-título, o título digital, no celular, para se identificar na seção, sem precisar levar papel, uma identidade, passa a mostrar apenas o celular com o aplicativo, facilitando bastante no reconhecimento da pessoa”, ressalta Savele.
Cadastro
O processo de cadastramento biométrico é bastante simples. O cartório pede para que quem desejar faça o agendamento da consulta no telefone 148 ou no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (http://www.tre-mg.jus.br/eleitor/agendamento). Savele explica como é o procedimento para realizar o cadastramento. “É só trazer o título velho, caso houver, se não tiver não tem problema. O mais importante é trazer um documento de identificação com foto, normalmente o RG, e um comprovante de endereço da pessoa, no nome do titular ou dos pais. Não precisa ser cópia, vai só apresentar os documentos. Em cinco minutos já sai com a biometria feita.”
João Vitor Nunes com informações do TSE