Depois do trabalho para catalogar os pontos turísticos da região, a população começa a conhecer a exuberância e as belezas existentes bem perto de nós. Durante a Feira Gastronômica, o agente de turismo, Carmélio Junior iniciou a divulgação dos lugares que já podem ser visitados por turistas, que queiram conhecer as riquezas existentes.
Na Rota do Café, existem lugares como a Pedra Furada, Taquara Preta, além de outros que estão nos municípios de Luisburgo, Alto Jequitibá e Alto Caparaó, para serem explorados como pontos turísticos com potencialidade em razão da diversificação cultural e, principalmente, das belezas naturais da vasta região, que tem o potencial ainda não explorado em sua totalidade.
Carmélio Junior explica que, desde 2006 iniciou o trabalho de turismo rural, sendo referência o Pico da Bandeira visitado por turistas do mundo todo. A partir daí, foi percebida que a região de Manhuaçu também possui suas belezas naturais, tem um café de qualidade e, isso fez nascer nos 19 municípios do Pico da Bandeira, o Roteiro Caminhos do Café. Agora, o Roteiro já está sendo comercializado.
Com um material palpável para amostragem, para visitas as fazendas que produzem cafés especiais, outras que oferecem diversidades e roteiros maravilhosos já estão à disposição. Ele ressalta que, folders já foram confeccionados e material impresso para que o turista conheça verdadeiramente a região de Manhuaçu, que tem o nome forte como a maior produtora de cafés especiais, vencedores de diversos concursos.
O turismo para a região será, principalmente, grande gerador de receita, social por que vai gerar grande número de postos de trabalho direto e indireto; cultural, pois preserva a identidade do lugar, como monumentos históricos; e ambiental, por aliar renda e preservação do meio ambiente. “Com certeza, após conhecerem o nosso Roteiro do Café, a aceitação vai ser cada vez maior. Todos precisam conhecer, valorizar e ampliar esse potencial que a região possui e começa a ser descoberto agora”, comenta Carmélio Junior.
Eduardo Satil