DestaqueEsportes

200tão presta homenagem a Edmilson Machado

Um grande desafio para aventureiros sobre rodas acaba de ser concluído com sucesso. Na edição 2019 do “200tão”, três ciclistas percorreram trilhas que ligam as cidades de Manhuaçu e Caiana levando na bagagem muita disposição e um misto de emoções.

É que na prova desse ano cada pedalada tem um sentido a mais e todo o esforço foi concentrado na homenagem prestada a Edmilson Machado, ciclista atropelado e morto no dia 06 de julho. ‘Teacher’, como era carinhosamente conhecido pelos amigos, era um grande adepto e incentivador da modalidade, inclusive um dos idealizadores do “200tão”.

Os amigos Flávio Hott, Silvinho Avelar e Ruimar Martins estavam com Edmilson na ocasião do acidente, quando retornavam de um pedal da cidade de Caratinga. O grupo já planejava percorrer os 200 km desse dia 20. Infelizmente o ‘Teacher’ não estava presente montado na sua bicicleta, mas não foi esquecido nenhum só minuto.

O trio passou por Manhumirim, Alto Jequitibá, Caparaó, Espera Feliz e chegou a Caiana de onde retornou para Manhuaçu. Tanto nos 100km de ida, quanto nos 100km de volta, os aventureiros seguiram o caminho da antiga linha férrea. E foi em um desses pontos, mais precisamente na entrada de um túnel que fica 10km após Caiana, que a homenagem ao amigo foi materializada.

Uma faixa, com os dizeres “#BondeDoTeacher”, foi afixada em um ponto visível para quem passa por ali. “Queremos que todos que passem por aquele lugar, especialmente ciclistas, possam se lembrar desse nosso amigo que sempre deixou explícita a sua paixão pelo esporte”, lembrou Flávio Hott.

As homenagens a Edmilson Machado devem continuar com outros movimentos realizados pelos ciclistas de Manhuaçu. O “200tão” foi o primeiro deles e um dia depois, em Mairiporã, interior de São Paulo, o grande fenômeno do Mountain Bike de Manhuaçu também demonstrou seu carinho ao amigo e patrocinador que partiu precocemente aos 56 anos. Ygor Nascimento, em mais uma das suas façanhas, subiu no ponto mais alto do pódio quando sagrou-se campeão Brasileiro XCO (maratona). Em suas redes sociais o atleta de ponta dedicou a conquista a Edmilson.

“Meu coração vestiu o luto eterno porque você partiu deste mundo. Não sei como lhe dizer adeus para sempre quando ainda tinha tantas outras coisas para dizer. Agora virão os dias, os meses e os anos. O mundo continuará sua caminhada como antes, mas para mim nada voltará a ser igual. Sentirei sua falta como um grande amigo e patrocinador. Essa camisa é para você, meu grande amigo Edmilson e família Machado. Vá com Deus! ”. Escreveu Ygor.

O número de praticantes de esportes sobre bikes em Manhuaçu tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Lojas especializadas oferecem equipamentos e acessórios que colaboram para o rendimento e segurança dos ciclistas. Tem muita gente que opta por pedalar em trilhas, mas tem os adeptos do asfalto.

Em todos os terrenos os cuidados se fazem necessários. “Maioria dos ciclistas utilizam equipamentos de segurança, sinalizadores e procura respeitar os limites da pista. Estando em uma bicicleta nos colocamos em situação de desigualdade com um veículo motorizado, por exemplo. Por isso, sempre pregamos o cuidado redobrado ao acessar uma rodovia, mas é importante que os motoristas também estejam atentos. No caso envolvendo nosso amigo Edmilson foi um caso de imprudência do condutor do caminhão, porque o ‘Teacher’ estava pedalando em um trecho de reta, no acostamento, e para piorar foi colhido em local onde existe uma sinalização conhecida como zebra, onde é proibido o veículo trafegar”, finalizou Flávio Hott.

Klayrton de Souza

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo