Representantes das 28 dioceses existentes em Minas Gerais, participaram do 8º Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs), ocorrido em Ipanema (Diocese de Caratinga), com início na sexta-feira e encerramento no domingo, 21.
O tema escolhido pela organização foi “Os desafios de uma Igreja em saída, na construção da sociedade bem viver e conviver” e o lema “Criarei novo céu e nova terra, e nunca mais haverá choro ou clamor”. O 8º Encontro Mineiro das CEBs foi assessorado pelo padre Alfredo J. Gonçalves (Pe. Alfredinho) e Sonia de Montes Claros. O evento contou também com a participação de bispos, padres, seminaristas e leigos. Os visitantes foram recepcionados pelo Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira.
A cidade de Ipanema foi escolhida para sediar o encontro há 4 anos, na cidade de Unaí, durante o 7o Encontro das Comunidades de Base (CEBs). Há dois anos a cidade vinha trabalhando os preparativos para recepcionar as mais de 600 pessoas, com o objetivo de ampliar as discussões e traçar novas diretrizes.
De acordo com o coordenador diocesano da CEBs, padre Jamir, somente da Diocese de Caratinga foram 130 participantes, sendo dois por paróquia. A programação contou com 17 oficinas, onde os participantes puderam debater vários temas ligados a temática central.
Padre Jamir conta que as oficinas abordaram e mostraram a reciclagem de lixo, medicina alternativa, a Doutrina Social da Igreja, barraginhas, juventude, violência, troca de sementes, troca de saberes e outros temas relevantes para serem ampliados.
Na avaliação do coordenador diocesano, o encontro foi surpreendente e ativa participação dos mais de 600 delegados representando as dioceses de Minas Gerais. Ao final, padre Alfredinho fez uma avaliação de todas as oficinas. “As propostas de metas a serem colocadas em prática em nossas comunidades serão importantes, para enfrentarmos os desafios. Também definimos que o 9o Encontro acontecerá em 2023, na cidade de Guaxupé (Sul de Minas) ”, explica padre Jamir.
Foi entregue o Círio Pascal aos representantes da Diocese de Guaxupé, para que a Luz do Batizado fosse levada. O 8º Encontro foi encerrado com a missa celebrada por Dom Emanuel Messias, concelebrada por Dom Vicente (Bispo Auxiliar de Belo Horizonte) e vários sacerdotes.
Eduardo Satil / Fotos: Padre Jamir e Geraldo Fotógrafo